Atendimento ao cliente: 7 erros que sua empresa não pode cometer

O cliente é parte importante para o sucesso das empresas e um bom atendimento ao cliente é fundamental para aumentar a sua satisfação ao adquirir um produto ou contratar um serviço de uma empresa. Com a transformação digital veio a ampliação do acesso à informação e, como consequência, os consumidores se tornaram mais exigentes. Por isso, é essencial não cometer erros no atendimento ao cliente que possam prejudicar seu relacionamento com a empresa. 

A fidelização e satisfação do cliente caminham juntas e, para conquistá-las, é necessário manter um bom relacionamento com o cliente. A forma como sua empresa se relaciona com os consumidores pode abrir portas para novas oportunidades e indicações. Entender suas preferências e necessidades é uma peça-chave nesse momento, no qual erros no atendimento ao cliente devem ser evitados.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e conheça o que fazer para não cometer erros no atendimento ao cliente e conquistar cada vez mais a satisfação e fidelização dos clientes.

Os principais erros no atendimento ao cliente

erros-no-atendimento-ao-cliente

Os erros no atendimento ao cliente podem impactar em baixa retenção de clientes e outros prejuízos. Conheça os 7 principais erros que sua empresa não pode cometer:

  1. Canais de contato insuficientes

Oferecer mais de um canal de atendimento, como telefone, e-mail, chat e redes sociais, é uma estratégia que atinge mais consumidores, ao mesmo tempo que torna sua empresa mais acessível, permitindo que o cliente utilize seu canal favorito quando precisar entrar em contato. 

  1. Usar linguagem ou atitudes inadequadas 

Abordagens inadequadas indicam fragilidade no conhecimento do perfil dos clientes, leads e público-alvo. O atendimento impróprio sugere falta de profissionalismo e inaptidão. 

  1. Equipe despreparada

O atendimento é um setor vital para qualquer empresa. Por isso, deve-se investir em treinamentos e qualificação da equipe para oferecer atendimentos cordiais, encantadores e, assim, levar mais satisfação aos clientes. 

  1. Não demonstrar atenção ao problema do cliente

A demora no atendimento e a falta de preocupação em resolver problemas fazem com que o cliente se sinta desvalorizado, levando consigo insatisfação e uma imagem negativa da empresa. 

  1. Atendimento burocrático ou não conclusivo

As características de um atendimento burocrático envolvem muitas etapas para resolver o problema do cliente e que por vezes não atende às suas expectativas. Como já mencionamos antes, o consumidor atual é exigente e portanto, os atendimentos devem ser sempre otimizados

  1. Ausência de métricas e indicadores de desempenho

O desempenho dos atendimentos podem ser mensurados através de indicadores como o Tempo Médio de Atendimento (TMA), Nível de Satisfação do Cliente (NPS), entre outros, que apontam o grau de qualidade e auxiliam a entender o que deve ser melhorado. 

  1. Falta de feedback

Pesquisas de satisfação são um ótimo meio de ouvir o cliente e identificar ruídos e falhas no atendimento. Procure sempre o feedback dos clientes para saber como aumentar sua satisfação em relação aos produtos oferecidos e aos serviços prestados.

A importância da experiência do usuário 

erros-no-atendimento-ao-cliente

O UX (User Experience) envolve as interações do usuário com relação aos eventos ao seu redor. No setor comercial, o UX envolve todas as etapas da jornada do cliente e, quanto melhor a sua experiência e emoções durante essa jornada, melhor será sua satisfação em relação à marca e maiores são as chances de fidelização.  

No atendimento ao cliente, principalmente o remoto, entender as necessidades do cliente através das ferramentas corretas deve ser colocado em primeiro lugar. Fazer o cliente se sentir próximo e compreender suas emoções são formas de manter o nível de satisfação sempre elevado. Os resultados são clientes felizes e fidelizados, maiores conversões de vendas e  melhores percepções do consumidor sobre sua imagem, seus valores, produtos e serviços.

Terceirização de atendimento 

erros-no-atendimento-ao-cliente

A terceirização do atendimento ao cliente é uma solução que reúne todas as boas práticas que um atendimento qualificado deve ter. É imprescindível que a terceirização de atendimento seja realizada por uma empresa especialista em atendimento ao cliente, como a Proxis. 

Na Proxis, sua empresa tem acesso a um contact center e call center terceirizado, com qualidade e sem burocracias. Nós utilizamos as tecnologias mais adequadas, que são tendências no setor, para atender às particularidades de cada cliente, não importa o porte ou segmento de atuação.

A Proxis se preocupa em entender perfeitamente os objetivos de negócio de nossos clientes, de acordo com os procedimentos praticados e as necessidades detectadas, buscando sempre trazer a melhor satisfação para os seus clientes, para que sua empresa possa cuidar das demais áreas do negócio com mais tranquilidade, enquanto nós cuidamos do bem-estar de seus clientes.  

Soluções para o atendimento ao cliente 

erros-no-atendimento-ao-cliente

A Proxis é referência em soluções de atendimento ao cliente, com mais de 20 anos de experiência. Somos especialistas em acompanhamento da jornada do cliente e acompanhamento de pacientes por Telemedicina. 

Além do call center e contact center terceirizado, nós oferecemos outras soluções para o atendimento ao cliente, como a terceirização de SAC, ouvidoria, telemarketing e muito mais. Contamos com ferramentas e tecnologias como chatbots, CRM, omnichannel, automatização e Telemedicina para proporcionar mais qualidade nos processos de nossos clientes e entregar uma experiência única para seus consumidores. 

Temos uma metodologia de atendimento completa para oferecer o melhor customer experience e atingir o customer success. Nós cuidamos de toda a jornada de relacionamento com o cliente e para isso contamos com a ajuda da tecnologia e de empresas experientes, como a MakeITSimple, nossa parceira especialista na implementação do CRM Zendesk, uma plataforma CRM omnichannel completa, referência no mercado. Aqui sua empresa poderá atuar de forma multicanal e omnichannel, com um atendimento feito por profissionais especializados em sua área de atuação. 

Usamos a tecnologia e as tendências do mercado para entregar os melhores resultados para sua empresa. Nossas soluções são pensadas para aumentar a satisfação do cliente, atendendo aos objetivos de empresas de qualquer porte ou segmento.

Entre em contato com nossa equipe de resolvedores e conheça todas as nossas soluções para sua organização. Acompanhe nosso blog e não perca nenhuma das nossas novidades. Visite-nos também nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn. Esperamos sua visita, até a próxima!

Posts Relacionados

O que a Proxis faz? Atende e Vende
O que a Proxis faz? Atende e Vende

Você sabe o que a Proxis faz? Atende e vende. Mas o que isso quer dizer? Significa que nós somos um call center especializado em atender e realizar vendas. Resumidamente, nosso foco é atender o maior número de clientes com excelência e total comprometimento. Para tal,...

ler mais
Falar com Vendas
Precisa de Ajuda?
👋 Quer otimizar custos com Call Center, Telemarketing, Jornada do Paciente e Telemedicina? Fale com Vendas Agora 😉

Fazer Ligação
Enviar Currículo