Atendimento ao cliente: 7 erros que sua empresa não pode cometer

20/05/2021

O cliente é parte importante para o sucesso das empresas e um bom atendimento ao cliente é fundamental para aumentar a sua satisfação ao adquirir um produto ou contratar um serviço de uma empresa. Com a transformação digital veio a ampliação do acesso à informação e, como consequência, os consumidores se tornaram mais exigentes. Por isso, é essencial não cometer erros no atendimento ao cliente que possam prejudicar seu relacionamento com a empresa. 

A fidelização e satisfação do cliente caminham juntas e, para conquistá-las, é necessário manter um bom relacionamento com o cliente. A forma como sua empresa se relaciona com os consumidores pode abrir portas para novas oportunidades e indicações. Entender suas preferências e necessidades é uma peça-chave nesse momento, no qual erros no atendimento ao cliente devem ser evitados.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e conheça o que fazer para não cometer erros no atendimento ao cliente e conquistar cada vez mais a satisfação e fidelização dos clientes.

Os principais erros no atendimento ao cliente

erros-no-atendimento-ao-cliente

Os erros no atendimento ao cliente podem impactar em baixa retenção de clientes e outros prejuízos. Conheça os 7 principais erros que sua empresa não pode cometer:

  1. Canais de contato insuficientes

Oferecer mais de um canal de atendimento, como telefone, e-mail, chat e redes sociais, é uma estratégia que atinge mais consumidores, ao mesmo tempo que torna sua empresa mais acessível, permitindo que o cliente utilize seu canal favorito quando precisar entrar em contato. 

  1. Usar linguagem ou atitudes inadequadas 

Abordagens inadequadas indicam fragilidade no conhecimento do perfil dos clientes, leads e público-alvo. O atendimento impróprio sugere falta de profissionalismo e inaptidão. 

  1. Equipe despreparada

O atendimento é um setor vital para qualquer empresa. Por isso, deve-se investir em treinamentos e qualificação da equipe para oferecer atendimentos cordiais, encantadores e, assim, levar mais satisfação aos clientes. 

  1. Não demonstrar atenção ao problema do cliente

A demora no atendimento e a falta de preocupação em resolver problemas fazem com que o cliente se sinta desvalorizado, levando consigo insatisfação e uma imagem negativa da empresa. 

  1. Atendimento burocrático ou não conclusivo

As características de um atendimento burocrático envolvem muitas etapas para resolver o problema do cliente e que por vezes não atende às suas expectativas. Como já mencionamos antes, o consumidor atual é exigente e portanto, os atendimentos devem ser sempre otimizados

  1. Ausência de métricas e indicadores de desempenho

O desempenho dos atendimentos podem ser mensurados através de indicadores como o Tempo Médio de Atendimento (TMA), Nível de Satisfação do Cliente (NPS), entre outros, que apontam o grau de qualidade e auxiliam a entender o que deve ser melhorado. 

  1. Falta de feedback

Pesquisas de satisfação são um ótimo meio de ouvir o cliente e identificar ruídos e falhas no atendimento. Procure sempre o feedback dos clientes para saber como aumentar sua satisfação em relação aos produtos oferecidos e aos serviços prestados.

A importância da experiência do usuário 

erros-no-atendimento-ao-cliente

O UX (User Experience) envolve as interações do usuário com relação aos eventos ao seu redor. No setor comercial, o UX envolve todas as etapas da jornada do cliente e, quanto melhor a sua experiência e emoções durante essa jornada, melhor será sua satisfação em relação à marca e maiores são as chances de fidelização.  

No atendimento ao cliente, principalmente o remoto, entender as necessidades do cliente através das ferramentas corretas deve ser colocado em primeiro lugar. Fazer o cliente se sentir próximo e compreender suas emoções são formas de manter o nível de satisfação sempre elevado. Os resultados são clientes felizes e fidelizados, maiores conversões de vendas e  melhores percepções do consumidor sobre sua imagem, seus valores, produtos e serviços.

Terceirização de atendimento 

erros-no-atendimento-ao-cliente

A terceirização do atendimento ao cliente é uma solução que reúne todas as boas práticas que um atendimento qualificado deve ter. É imprescindível que a terceirização de atendimento seja realizada por uma empresa especialista em atendimento ao cliente, como a Proxis. 

Na Proxis, sua empresa tem acesso a um contact center e call center terceirizado, com qualidade e sem burocracias. Nós utilizamos as tecnologias mais adequadas, que são tendências no setor, para atender às particularidades de cada cliente, não importa o porte ou segmento de atuação.

A Proxis se preocupa em entender perfeitamente os objetivos de negócio de nossos clientes, de acordo com os procedimentos praticados e as necessidades detectadas, buscando sempre trazer a melhor satisfação para os seus clientes, para que sua empresa possa cuidar das demais áreas do negócio com mais tranquilidade, enquanto nós cuidamos do bem-estar de seus clientes.  

Soluções para o atendimento ao cliente 

erros-no-atendimento-ao-cliente

A Proxis é referência em soluções de atendimento ao cliente, com mais de 20 anos de experiência. Somos especialistas em acompanhamento da jornada do cliente e acompanhamento de pacientes por Telemedicina. 

Além do call center e contact center terceirizado, nós oferecemos outras soluções para o atendimento ao cliente, como a terceirização de SAC, ouvidoria, telemarketing e muito mais. Contamos com ferramentas e tecnologias como chatbots, CRM, omnichannel, automatização e Telemedicina para proporcionar mais qualidade nos processos de nossos clientes e entregar uma experiência única para seus consumidores. 

Temos uma metodologia de atendimento completa para oferecer o melhor customer experience e atingir o customer success. Nós cuidamos de toda a jornada de relacionamento com o cliente e para isso contamos com a ajuda da tecnologia e de empresas experientes, como a MakeITSimple, nossa parceira especialista na implementação do CRM Zendesk, uma plataforma CRM omnichannel completa, referência no mercado. Aqui sua empresa poderá atuar de forma multicanal e omnichannel, com um atendimento feito por profissionais especializados em sua área de atuação. 

Usamos a tecnologia e as tendências do mercado para entregar os melhores resultados para sua empresa. Nossas soluções são pensadas para aumentar a satisfação do cliente, atendendo aos objetivos de empresas de qualquer porte ou segmento.

Entre em contato com nossa equipe de resolvedores e conheça todas as nossas soluções para sua organização. Acompanhe nosso blog e não perca nenhuma das nossas novidades. Visite-nos também nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn. Esperamos sua visita, até a próxima!

Posts Relacionados

Help Desk vs Service Desk: qual a diferença?
Help Desk vs Service Desk: qual a diferença?

O setor de suporte ao cliente é uma área de extrema importância para todas as empresa e tem o objetivo de gerenciar chamados e resolver eventuais problemas que possam ocorrer, sejam internos e externos, ou de baixa e alta complexidade. Entre as principais ferramentas...

ler mais
Impactos da LGPD no contact center
Impactos da LGPD no contact center

No artigo de hoje, falaremos sobre os impactos da LGPD no Contact Center. A LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados, entrou em vigor em setembro de 2020, estabelecendo novos padrões para captação, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais, com o objetivo de...

ler mais
5 formas de evoluir seu SAC para SAC 4.0
5 formas de evoluir seu SAC para SAC 4.0

O SAC, Serviço de Atendimento ao Cliente, é um canal que estabelece o contato direto entre a empresa e o cliente e desempenha um papel importante em todas as organizações. Através dele, o cliente pode efetuar reclamações ou elogios, esclarecer dúvidas ou resolver...

ler mais
Falar com Vendas
Precisa de Ajuda?
👋 Quer otimizar custos com Call Center, Telemarketing, Jornada do Paciente e Telemedicina? Fale com Vendas Agora 😉

Fazer Ligação
Enviar Currículo