Cuidar da saúde é uma atitude extremamente importante para o bem-estar e, por isso, não pode ser negligenciada. No entanto, com a chegada do novo coronavírus e o crescente número de casos de covid-19 no país, doença causada pelo vírus, houve certa insegurança em relação às idas a hospitais e clínicas médicas. Desde o início da pandemia, o número de atendimentos médicos reduziu drasticamente, e o número de óbitos por outras doenças que não a covid-19, infelizmente, aumentou.
Com a regulamentação da telemedicina pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), essa situação pode mudar. Hoje é possível ter um acompanhamento médico qualificado por telemedicina, dar continuidade a tratamentos já iniciados e procurar ajuda médica sempre que necessário, sem a exposição aos riscos de contágio de covid-19.
Vantagens do atendimento por telemedicina
As vantagens da telemedicina são inúmeras. Acompanhar como implantá-la é uma prática cheia de benefícios, tanto para os pacientes quanto para os profissionais e empresas que adotam a prática:
- atendimentos a pacientes já em isolamento no caso de covid-19 ou outras doenças infecciosas;
- contribuição para o isolamento social, evitando exposições desnecessárias ao vírus;
- mais segurança para pacientes e profissionais da saúde;
- diagnósticos mais rápidos;
- ampliação do acesso da população à saúde;
- atendimento médico com disponibilidade 24/7;
- mais pacientes sendo atendidos no mesmo período, em relação aos atendimentos presenciais;
- custos reduzidos para as empresas, hospitais, clínicas, planos de saúde e indústrias farmacêuticas.
Acompanhamento e cuidado com a saúde
Os serviços de saúde na telemedicina são realizados em uma única plataforma, por profissionais qualificados em diversas especialidades médicas, em que os pacientes têm acesso a enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, cardiologistas e outros profissionais da saúde.
Os contatos entre médicos e pacientes são feitos por ferramentas tecnológicas e dos sistemas da informação, podem ser realizados via chamadas ou por videochamadas, nas quais, pela internet, é possível tirar dúvidas, fazer diagnósticos, laudar exames, prescrever receitas médicas e muito mais.
Os resultados dos exames e diagnósticos podem ser compartilhados com outros profissionais na plataforma, para que seja discutido e decidido qual o melhor tratamento para o paciente. Entre os exames que podem ser laudados a distância, estão:
- eletrocardiograma;
- radiografia;
- tomografia;
- ressonância magnética;
- espirometria;
- mamografia.
Todos podem receber acompanhamento médico, inclusive os pacientes crônicos, oncológicos, idosos e grávidas, que fazem parte do grupo de risco de covid-19. Vale ressaltar, no entanto, que o acompanhamento médico por telemedicina pode ser um desafio para os idosos, já que a falta de contato físico e as dificuldades ao usar a tecnologia são alguns obstáculos encontrados na terceira idade. Esses são alguns pontos a serem pensados ao realizar a implantação da telemedicina, a fim de garantir que todos os pacientes se sintam confortáveis em utilizar essa opção.
A telemedicina nas empresas
A telemedicina é usada a partir de uma plataforma que conecta médicos e pacientes e ocorre por meio de alguns processos. Confira como implantá-la em sua empresa.
Como em todo projeto, o planejamento é essencial e deve ser o primeiro passo da implantação da plataforma. Para implantar a telemedicina, é preciso analisar toda a infraestrutura necessária, desde os equipamentos médicos até os computadores e equipamentos de rede, garantindo que a conexão com a plataforma ocorra sem falhas.
Os próximos pontos a serem considerados são a capacitação e o treinamento da equipe. Os profissionais da saúde devem estar preparados para o meio digital. Para isso, é importante saber operar a plataforma para que nenhum imprevisto ocorra durante o atendimento. O treinamento, além de capacitar os profissionais, prevê possíveis falhas para que sejam corrigidas antes do início dos serviços.
Não somente as clínicas e os hospitais podem se beneficiar da medicina a distância, mas também todos os segmentos organizacionais. A telemedicina de autogestão permite que todas as empresas ofereçam atendimento médico a seus colaboradores a qualquer momento, com abrangência a todas as etapas do atendimento médico e disponibilidade para diversas especialidades a partir do acompanhamento por telemedicina, que fornece apoio em tempo integral.
Para que a implementação seja bem-sucedida, é aconselhável contar com a ajuda de uma empresa de telemedicina experiente. Com serviços especializados, uma empresa com conhecimentos na área torna a implementação mais simples e eficiente com as tecnologias adequadas para cada perfil.
Na Proxis, oferecemos a tecnologia e infraestrutura para fazer o acompanhamento de pacientes com cuidado constante para todos os tipos de empresa. Contamos com uma equipe de especialistas para oferecer orientação e assistência a todos os pacientes.
Saiba como implantar a telemedicina com qualidade e praticidade
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