Atendimento Psicológico para colaboradores

A saúde mental é de extrema importância para o bem-estar de todos os indivíduos e deve receber em constante atenção. No ambiente corporativo, questões como prazos e metas restritos, pressão por bons resultados, competitividade e a correria do cotidiano podem desencadear problemas psicológicos como o estresse, a ansiedade e a depressão.

A desmotivação e estresse no trabalho interferem na capacidade produtiva do funcionário, que acaba entregando muito menos do que pode oferecer. Assegurar a qualidade de vida dentro da empresa traz benefícios tanto para os funcionários quanto para as empresas, que devem estar prontas para disponibilizar um bom atendimento psicológico para colaboradores.

No artigo de hoje, abordaremos sobre a importância do atendimento psicológico para colaboradores e como a psicologia organizacional auxilia na melhora do bem-estar e no aumento da produtividade no ambiente corporativo.

Psicologia organizacional

atendimento-psicologico-para-colaboradores

A psicologia organizacional é a área da medicina do trabalho que trata da relação entre a psicologia, o trabalho e as pessoas. O atendimento psicológico para colaboradores tem como objetivo a promoção da qualidade de vida, da saúde mental e da boa relação dos colaboradores no ambiente corporativo.

A psicologia nas empresas começou a ser aplicada em meados do século XIX, quando as relações de trabalho começaram a passar por mudanças por causa da Revolução Industrial. Na época, as indústrias visavam aumentar a produtividade e, com o tempo, surgiram novas preocupações em relação à condições de trabalho adequadas, como manter um bom ambiente organizacional e melhorar os relacionamentos interpessoais.

Na medicina do trabalho, a psicologia desempenha funções de análise do ambiente organizacional e testes comportamentais para identificar, de acordo com a vocação e personalidade, onde o funcionário se encaixa melhor. Também são feitas avaliações de desempenho, treinamentos, desenvolvimento pessoal e outros assuntos relacionados à saúde mental do colaborador no trabalho, como detecção de sintomas de estresse, ansiedade e problemas de concentração.

Benefícios da psicologia organizacional

atendimento-psicologico-para-colaboradores

Oferecer um atendimento psicológico para colaboradores traz benefícios tanto para a empresa como para o funcionário. O psicólogo nas empresas consegue mapear os perfis de colaboradores, identificar problemas relacionados ao trabalho e causas de ausências frequentes.

Ao reconhecer esses problemas, o atendimento psicológico para colaboradores atua em melhorias no ambiente organizacional e deixa a empresa preparada para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores.

A psicologia organizacional também permite reconhecer as causas de doenças psicossomáticas e acidentes de trabalho, ajudando na prevenção e manutenção da saúde. Assim, são alcançadas melhorias na produtividade do colaborador e nos resultados entregues por eles, evitando conflitos, níveis elevados de estresse e prevenindo quadros psicológicos.

O que significa Aumentando a satisfação dos funcionários e reduzindo a incidência de novas contratações, a rotatividade ou turnover na empresa também diminui, e, consequentemente, os custos contratuais também.

Para sua empresa se beneficiar de todas as vantagens do atendimento psicológico para colaboradores, a autogestão de saúde é fundamental, assim como contar com especialistas no assunto. A medicina terceirizada permite que você conte com parceiros experientes, como é o caso da ProxisMed. Somos uma empresa especializada em saúde com soluções personalizadas para cada tipo de empresa.

Os impactos da pandemia na saúde mental

atendimento-psicologico-para-colaboradores

A OMS (Organização Mundial de Saúde) vem destacando a necessidade urgente de investir em saúde mental. Desde o início da pandemia de Covid-19, há um aumento significativo no número de casos de ansiedade e depressão no mundo todo.

O Brasil está no topo da lista de países que estão sofrendo com doenças psicológicas, segundo o estudo Tracking the Coronavirus, realizado pela Ipsos em 16 países. O estudo indica que 4 entre 10 brasileiros têm sofrido com ansiedade como consequência da pandemia. As mulheres são as mais afetadas, principalmente as que continuam trabalhando, pois sentem-se sobrecarregadas também com as tarefas dentro de casa e com os cuidados com os filhos.

Segundo estudo da UERJ, os trabalhadores que precisam sair de casa são os que mais sofrem com estresse e ansiedade. Ainda segundo a pesquisa, quem recorreu à terapia online apresentou índices menores desses transtornos.

Como a plataforma de telemedicina pode ajudar?

atendimento-psicologico-para-colaboradores

Diante da necessidade da assistência médica nas empresas, incluindo o atendimento psicológico para colaboradores, a medicina terceirizada é uma das a melhores formas de cuidar da saúde dos funcionários com tranquilidade. Assim, suas empresas conseguem fazer a autogestão de saúde sem preocupações, contando com uma empresa especialista na área.

Com uma plataforma de telemedicina, médico e paciente se comunicam através de um software para teleconsulta, que atua como forma de apoio à medicina presencial. A plataforma já é bastante utilizada no momento atual, em que o isolamento social ainda é necessário.

A teleconsulta é realizada apenas por profissionais da saúde e reduz riscos de contágio do novo coronavírus. Médicos e pacientes não precisam se deslocar para realizar a consulta já que todo o contato é feito por videochamada, através da internet.

A telemedicina atende diversas especialidades médicas, incluindo a psicologia. É uma tendência que deve continuar mesmo após o isolamento social, porque agiliza consultas e análises que poderiam demorar mais tempo para serem realizadas, otimizando o tempo de atendimento e sem atrapalhar a rotina do funcionário na empresa. A telemedicina também ajuda na ampliação do acesso à saúde porque alcançar lugares onde algumas especialidades médicas não chegam presencialmente.

atendimento-psicologico-para-colaboradores

A ProxisMed é especializada na jornada de relacionamento em saúde, com mais de 20 anos de experiência em serviços de atendimento e promoção da saúde. Temos soluções completas, que incluem o Programa de Suporte ao Paciente e o Programa de Benefícios em Medicamentos, que oferecem suporte na otimização de custos na área da saúde.

Conheça nossa plataforma de telemedicina e tenha um sistema de gestão de saúde completo, com interface fácil de usar. Acompanhe toda a jornada do paciente, usando a tecnologia da medicina terceirizada aliada ao relacionamento especializado na área.

Nossa metodologia de atendimento conta com serviços diferenciados de healthcare. Temos uma plataforma CRM omnichannel e equipe especializada para te ajudar com a autogestão de saúde.

Entre em contato com nossa equipe de resolvedores e conheça nossas soluções. Continue acompanhando as novidades em nosso blog e visite-nos também nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn. Até a próxima!

Posts Relacionados

O que a Proxis faz? Atende e Vende
O que a Proxis faz? Atende e Vende

Você sabe o que a Proxis faz? Atende e vende. Mas o que isso quer dizer? Significa que nós somos um call center especializado em atender e realizar vendas. Resumidamente, nosso foco é atender o maior número de clientes com excelência e total comprometimento. Para tal,...

ler mais
Falar com Vendas
Precisa de Ajuda?
👋 Quer otimizar custos com Call Center, Telemarketing, Jornada do Paciente e Telemedicina? Fale com Vendas Agora 😉

Fazer Ligação
Enviar Currículo