Teleconsulta, o que é e como funciona?

05/08/2020
teleconsulta

A tecnologia já atingiu diversas áreas, e com a saúde não foi diferente. Na saúde, os avanços tecnológicos promovem melhorias para profissionais e pacientes. Da necessidade de expandir as formas de atendimento ao paciente, surgiu a telemedicina.

A telemedicina é uma prática útil para hospitais, clínicas médicas, planos de saúde e empresas. Com ela, é possível oferecer atendimento médico a distância, proporcionando a troca de informações clínicas e o acompanhamento médico remoto. A prática da telemedicina é feita por profissionais da saúde e também inclui o diagnóstico e a análise de exames, atuando como forma de suporte à medicina presencial.

Teleconsulta

Existem algumas vertentes na telemedicina, como a teleorientação, o telemonitoramento, a teletriagem e a teleconsulta, que iremos abordar hoje. A teleconsulta é uma forma de conectar médicos e pacientes por meio de cuidados especializados aliados à tecnologia. Hoje, falaremos um pouco mais sobre essa prática que vem ganhando cada vez mais espaço. Continue acompanhando para conhecer tudo sobre!

O que é teleconsulta?

Teleconsulta

A teleconsulta é a consulta médica realizada a distância, que utiliza tecnologias para viabilizar a comunicação entre pacientes, médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde de maneira remota. As consultas são realizadas no meio digital, por meio de uma plataforma de telemedicina, acessada pela internet.

A teleconsulta compreende desde os cuidados médicos iniciais, como os de enfermagem, até as mais diversas especialidades médicas, como cardiologia, radiologia, nutrição, dermatologia, psiquiatria e mais.

Tipos de teleconsulta

Existem dois tipos diferentes de teleconsulta: aquela realizada entre médico e paciente e a realizada entre médicos.

A consulta entre médico e paciente é feita de forma direta entre os dois. O paciente se comunica com o profissional por videochamada e, durante esse contato, há a troca de informações, esclarecimento de dúvidas e determinação de procedimentos que devem ser realizados em relação à saúde do paciente.

Já a teleconsulta entre médicos é aquela em que o profissional se comunica com um especialista a respeito de um diagnóstico, como uma segunda opinião. Essa comunicação ajuda a determinar o melhor medicamento ou tratamento para o paciente.

A teleconsulta também pode ser síncrona ou assíncrona. Quando a consulta é realizada de forma imediata, com interações em tempo real, como é o caso das videochamadas, ela é feita de forma síncrona.

Quando não existem interações em tempo real, a consulta é feita de forma assíncrona, como é o caso de dúvidas de pacientes que são respondidas dentro de um intervalo de tempo e não de forma imediata.

Terceirização de teleconsulta

terceirização de teleconsulta

Com a medicina terceirizada, sua organização é capaz de oferecer acesso ampliado à saúde com profissionais de diferentes especialidades. O software para teleconsulta é uma tecnologia ideal para hospitais, clínicas, indústrias farmacêuticas e outros segmentos.

Por meio de uma plataforma de telemedicina é possível fazer a consulta on-line, a teletriagem e o acompanhamento médico. Com ela, a empresa, clínica ou hospital consegue fazer a gestão de consultas e oferecer atendimento 24 horas. As empresas também têm a oportunidade de oferecer assistência em saúde corporativa, com a autogestão de saúde.

A plataforma e o software para teleconsulta funcionam on-line e são acessados por dispositivos com conexão à internet, como computadores, tablets e smartphones.

Os benefícios da teleconsulta

gestão de plano de saúde

  1. Facilitação do acesso à saúde

Com a telemedicina, o acesso à saúde é ampliado a mais lugares, com a garantia da mesma qualidade do atendimento presencial, pois os procedimentos são feitos por profissionais de saúde.

Geralmente, os grandes centros abrigam uma variedade maior de especialidades, quando comparados a regiões mais distantes. A telemedicina possibilita alcançar pequenas cidades que não têm atendimentos médicos tão amplos, levando suporte adequado e informações de saúde a mais pacientes.

  1. Autogestão de saúde para empresas

A autogestão de saúde traz benefícios tanto para a organização como para os funcionários. Com atendimentos em tempo integral, com segurança e cuidado, a medicina do trabalho por teleconsulta garante a atenção à saúde dos colaboradores, com acesso a diversas especialidades, mesmo de home office, sem precisar sair de casa.

  1. Atendimento a distância no combate ao novo coronavírus

A telemedicina é uma tecnologia que permite aos segmentos de saúde fazer uma gestão médica a distância, com consultas, diagnósticos e prescrições, sem a necessidade de deslocamentos nem riscos de aglomerações. Em tempos de pandemia de COVID-19, quando o isolamento social é necessário, os profissionais e pacientes ficam mais protegidos do risco de contágio do vírus com o atendimento e tratamento remotos.

  1. Redução de custos e otimização de tempo

Usar tecnologias que otimizam o trabalho são ótimas formas de minimizar custos. O software para teleconsulta traz esse benefício a médicos e pacientes. Ambos são favorecidos com atendimento, diagnóstico e tratamento adequados com custos reduzidos e otimização de tempo, já que não há necessidade de deslocamentos. Os pacientes recebem assistência especializada enquanto médicos conseguem atender mais clientes em um mesmo período, se comparado ao atendimento presencial.

  1. Maior segurança de informações

Ter uma plataforma de telemedicina garante a segurança de dados de pacientes. A ferramenta conta com segurança por criptografia, que protege todas as informações e permite o acesso a esses dados somente pelos profissionais, por meio de uma senha ou chave de acesso usada apenas por eles, evitando também perdas e extravios de arquivos e prontuários físicos.

telemedicina

A Proxismed é especializada na jornada de relacionamento em saúde, com mais de 20 anos de experiência em serviços de atendimento e promoção da saúde. Temos soluções completas, que incluem o Programa de Suporte ao Paciente e o Programa de Benefícios em Medicamentos, que oferecem suporte na otimização de custos na área da saúde.

Nossa metodologia de atendimento conta com uma plataforma CRM omnichannel e equipe especializada na área da saúde, oferecendo o conceito de saúde 4.0 com serviços diferenciados de healthcare.

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