Pré-Natal à distância: Como funciona o acompanhamento da gravidez por Telemedicina?

08/09/2021

O acompanhamento médico por Telemedicina tornou-se o principal método de apoio à medicina presencial no cenário atual. Isso porque, com a pandemia de coronavírus, as recomendações das organizações de saúde em todo o mundo incluem mais cuidado com a higiene das mãos, evitar aglomerações e respeitar o isolamento social. Diante do risco de contágio, muitos pacientes deixaram de ir ao médico desde o início da pandemia e viram na Telemedicina uma opção segura para dar continuidade aos tratamentos já iniciados ou começar um novo. 

A Telemedicina é um recurso que oferece atendimentos médicos sem a necessidade de contato físico entre os profissionais da saúde e os pacientes. Com a chegada do Covid-19, a prática foi regulamentada pela portaria nº 467/20, instituída pelo Ministério da Saúde, que possibilita que as pessoas tenham acesso à saúde sem a necessidade de exposição aos riscos de contágio da nova doença. 

A portaria permite aos profissionais na Telemedicina realizar atendimentos pré-clínicos, consultas, diagnósticos, emitir laudos, receitas e atestados de forma remota, através do meio digital. O atendimento médico à distância contribui para a prevenção e o diagnóstico de doenças, facilita o acesso aos tratamentos e permite acompanhar e esclarecer as dúvidas dos pacientes.

acompanhamento-da-gravidez-por-telemedicina

Assistência completa online

A Telemedicina abrange diversas especialidades, como serviços de enfermagem, cardiologia, psicologia, nutricionistas, fonoaudiologia, entre outros. A prática também agiliza os tratamentos, otimiza processos em clínicas e hospitais e melhora o relacionamento com o cliente. Através do meio digital, é possível laudar à distância diversos tipos de exames para as principais especialidades médicas. 

A tecnologia possibilita o monitoramento de pacientes em grupos vulneráveis, como os pacientes crônicos, oncológicos e idosos. As gestantes também podem se beneficiar da tecnologia na saúde e fazer o acompanhamento da gravidez por Telemedicina. 

O acompanhamento da gravidez por Telemedicina garante um atendimento especializado de alta disponibilidade através de uma empresa de Telemedicina, que atende a todos os requisitos para oferecer suporte durante os preparativos para a chegada do bebê.

Com o avanço dos meios tecnológicos e de comunicação, tornou-se possível aos profissionais da saúde oferecer assistência completa e realizar acompanhamento de grávidas por Telemedicina, garantindo sigilo nas informações fornecidas e segurança dos dados. 

Precauções para as gestantes durante a pandemia

acompanhamento-da-gravidez-por-telemedicina

Com a pandemia de Covid-19, os cuidados com a gestante e o bebê devem ser redobrados. As medidas de precauções do novo coronavírus seguem as recomendações das autoridades sanitárias, que incluem a higiene correta das mãos e das compras, utilizar máscaras de proteção, além de respeitar o isolamento social caso alguém próximo apresente sintomas da doença ou em casos confirmados. 

Para tranquilizar as futuras mães no cenário atual, as consultas no pré-natal podem ser realizadas à distância com a Telemedicina, oferecendo segurança e cuidado mesmo em tempos de pandemia. A ferramenta possibilita atendimentos com qualidade, evita deslocamentos constantes e minimiza a exposição das grávidas aos riscos de contágio do coronavírus. 

Como é o pré-natal à distância

acompanhamento-da-gravidez-por-telemedicina

O acompanhamento da gravidez por Telemedicina é possível, porém não pode ser realizado de forma 100% remota, já que existem exames e consultas que devem ser realizados presencialmente. Assim, a Telemedicina na gravidez funciona de forma híbrida, com encontros presenciais e à distância alternados. 

Com a Telemedicina, a gestante poderá tirar dúvidas diretamente com seu médico obstetra e receber os resultados de exames, porém, em situações emergenciais, o encontro presencial é estritamente necessário. Caso a gestante apresente sinais de sangramento, dores abdominais, diminuição da movimentação fetal, contrações ou sinais de parto, ela deve recorrer ao médico para uma análise presencial. 

A frequência das consultas, tanto presencial quanto online, deve ser decidida entre a paciente e seu médico e pode variar entre as gestantes, pois a avaliação é individual e fatores como o tipo de gravidez – se de baixo ou alto risco – são decisivos na definição dos encontros com os profissionais para os cuidados da saúde tanto da mãe quanto do bebê. 

Além da obstetrícia, a gestante pode receber acompanhamento psicológico durante a gestação através da Telemedicina. Assim, é possível monitorar padrões de sono e possíveis sinais de ansiedade ou depressão. O acompanhamento da gravidez por Telemedicina também pode ser feito com a ajuda de um profissional nutricionista para que a gestante receba orientações sobre alimentação, nutrição e aleitamento materno.

Os atendimentos ocorrem através de uma plataforma de Telemedicina, que pode ser acessada de qualquer dispositivo com internet, seja smartphone, tablet ou computador. As teleconsultas são realizadas por uma videochamada, em tempo real, diretamente entre a equipe médica e o paciente. 

Conheça a Proxis e a nossa plataforma de Telemedicina

acompanhamento-da-gravidez-por-telemedicina

A Proxis é especializada na jornada de relacionamento com o cliente, com mais de 20 anos de experiência em serviços de atendimento e promoção da saúde. Temos uma metodologia de atendimento completa, com soluções pensadas para oferecer o melhor customer experience

Para isso, contamos com parceiros experientes, como a MakeITSimple, para realizar a implementação do CRM Zendesk com excelência e de forma facilitada. O CRM Zendesk é uma plataforma omnichannel que irá integrar todo o sistema de atendimento para proporcionar contatos rápidos e eficientes. Somos especialistas em autoatendimento e contamos com uma equipe de profissionais da saúde, oferecendo o conceito de saúde 4.0 com excelência em serviços diferenciados de healthcare.

acompanhamento-da-gravidez-por-telemedicina

A plataforma de Telemedicina da Proxis auxilia profissionais de saúde e pacientes durante o acompanhamento da jornada do paciente, unindo a tecnologia e o relacionamento especializado na área da saúde, trazendo segurança para as pacientes grávidas realizarem o pré-natal por Telemedicina . 

Conheça nossas soluções, saiba tudo sobre o acompanhamento da gravidez por Telemedicina e tenha a tecnologia como aliada. Nossa plataforma permite um sistema de gestão de saúde completo e possui interface fácil de usar. Acompanhe toda a jornada do paciente, otimize seus serviços e tenha relacionamentos mais próximos com a tecnologia.

Entre em contato com nossa equipe de resolvedores e conheça todas as nossas soluções para sua empresa ou instituição de saúde. Continue acompanhando as novidades em nosso blog e visite-nos também nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn. Aguardamos sua visita, até logo!

Posts Relacionados

Falar com Vendas
Precisa de Ajuda?
👋 Quer otimizar custos com Call Center, Telemarketing, Jornada do Paciente e Telemedicina? Fale com Vendas Agora 😉

Fazer Ligação
Enviar Currículo