Gerenciamento de Pacientes Crônicos (GDC), como funciona?

14/10/2020

Os pacientes crônicos são aqueles que possuem doenças de longa duração e de progressão lenta, que a longo prazo, podem causar danos irreversíveis à saúde. As doenças crônicas são categorizadas como não-transmissíveis (DCNT) ou transmissíveis. Muitas vezes elas não têm causa única e podem estar associadas a fatores genéticos, congênitos ou fatores de risco como o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, má alimentação e sedentarismo. 

Dados da pesquisa Vigitel 2019 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), realizada anualmente pelo Ministério da Saúde, destacou no último ano um aumento na incidência de doenças crônicas no Brasil, sendo a hipertensão, obesidade e diabetes as que mais atingem os brasileiros. 

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As principais doenças crônicas são:

  • Diabetes;
  • Asma;
  • Obesidade;
  • Doença pulmonar obstrutiva (enfisema pulmonar, bronquite);
  • Hipertensão arterial;
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Doença de Alzheimer;
  • Mal de Parkinson;
  • Câncer, entre outras.

As condições crônicas podem afetar a rotina dos indivíduos e causar disfunções que interferem na qualidade de vida. Fazer o gerenciamento de pacientes crônicos é importante pois com o acompanhamento correto, é possível controlar e prevenir muitas dessas doenças. 

A maioria das doenças crônicas que não são adquiridas de forma hereditária podem ser evitadas com a adoção de uma vida saudável: exercícios físicos e boa alimentação, além do acompanhamento médico constante. As doenças já adquiridas podem ser controladas da mesma maneira, pois os cuidados necessários contribuem para o não agravamento dos quadros clínicos. 

O gerenciamento de pacientes crônicos pode ser realizado através do telemonitoramento. Com as ferramentas tecnológicas voltadas para a saúde, o telemonitoramento de pacientes crônicos consegue proporcionar mais qualidade de vida e comodidade, com tratamentos personalizados para cada paciente e menores custos para as instituições de saúde.

Telemonitoramento de pacientes crônicos

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Como na maioria dos casos de pacientes crônicos o desenvolvimento da doença é mais lento, é essencial ter um acompanhamento médico mais próximo e mais frequente, para assim encontrar o tratamento ideal para cada paciente. Por se tratar de doenças que muitas vezes não têm cura, o tratamento é a forma mais eficaz de controlar os sintomas e devolver o bem-estar dos indivíduos. 

O gerenciamento de pacientes crônicos é fundamental para o tratamento desses pacientes. Com o telemonitoramento, é possível acompanhá-los de forma constante, melhorando o seu engajamento para uma melhoria na qualidade de vida.

Como funciona o telemonitoramento de pacientes crônicos?

O telemonitoramento é feito através de um software de gestão de medicina, criado especificamente para o cuidado profissional de diversas especialidades. Em uma plataforma para gerenciamento de pacientes crônicos é possível monitorar todos os dados e histórico de cada paciente, o que possibilita aos profissionais de saúde e também ao paciente, acompanhar o tratamento e sua evolução. 

Nesse tipo de contato, a partir de tecnologias de automação com um assistente virtual ou chatbot, é possível enviar lembretes para medicação, agendamento de exames, consultas e retornos, tudo a partir de um único lugar.

Cuidados na pandemia de coronavírus

Os pacientes crônicos precisam de cuidados especiais no cuidado contra o covid-19 pois fazem parte de grupos vulneráveis, com riscos de agravamento de sintomas caso contraiam a doença. A necessidade de isolamento social pode tornar mais difícil para esses pacientes continuarem um tratamento já iniciado ou começarem um novo, mas isso pode ser mudado com a telemedicina

A tecnologia dos softwares para medicina permite também o atendimento domiciliar, sem deixar de lado a qualidade nos atendimentos. A telemedicina é uma plataforma completa que permite realizar consultas, fazer laudos e diagnósticos à distância, por meio de videochamadas, evitando deslocamentos e por consequência a exposição ao coronavírus. 

Quais são os benefícios do telemonitoramento?

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A vantagem do gerenciamento de pacientes crônicos mais importante é, sem dúvidas, a melhoria da qualidade de vida dos pacientes crônicos que, com o acompanhamento personalizado, consegue conviver com a doença e diminuir riscos agravantes.

Para as instituições, o telemonitoramento tem um custo baixo e é fácil de implementar. A redução de custos acontece tanto de forma operacional quanto assistencial, já que minimiza a necessidade de intervenções mais complexas, uma vez que o paciente está mais engajado nos cuidados com a saúde.

É muito fácil ter o telemonitoramento de pacientes crônicos com uma empresa especializada e experiente, que garantirá o sucesso da plataforma em sua instituição de saúde, sem a necessidade de investir nas tecnologias para tal, já que tudo está incluso com a contratação do especialista escolhido. 

As soluções da Proxis contam com profissionais qualificados em todas as área de atuação e, aliado às melhores tecnologias em atendimento e acompanhamento de clientes e pacientes, entrega um ótimo customer experience, contemplando toda a jornada do paciente. 

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A Proxis é referência em soluções de atendimento ao cliente, com mais de 20 anos de experiência. Temos uma metodologia de atendimento completa para oferecer a melhor experiência do cliente, o customer experience

Cuidamos de toda a jornada de relacionamento com o cliente, usamos as melhores tecnologias e contamos com excelentes parceiros, como é o caso da MakeITSimple, empresa parceira especialista na implementação de uma plataforma CRM omnichannel completa, o CRM Zendesk, que integra todo o seu sistema de atendimento.  

A Proxis é especializada na jornada do paciente, com mais de 20 anos de experiência em serviços de atendimento e promoção da saúde. Temos soluções completas, como o gerenciamento de pacientes crônicos, o Programa de Suporte ao Paciente e o Programa de Benefícios em Medicamentos, que oferecem suporte na otimização de custos na área da saúde. 

Somos especialistas em autoatendimento e contamos com uma equipe de profissionais da saúde, oferecendo o conceito de saúde 4.0 com excelência em serviços diferenciados de healthcare, além de terceirização de call center e telemarketing para sua instituição.

Conheça nossa plataforma de telemedicina e tenha um sistema de gestão de saúde completo, com interface fácil de usar. Acompanhe toda a jornada do paciente, usando a tecnologia aliada ao relacionamento especializado na área. 

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