As vantagens da Telemedicina no cuidado oncológico

21/10/2020

A Telemedicina é uma nova área da medicina que vem ganhando espaço no setor da saúde. A prática teve início nos anos 90 mas foi agora, durante a pandemia do coronavírus que ela ganhou mais visibilidade aqui no Brasil. A Telemedicina é uma forma de aliar a tecnologia e a saúde com o monitoramento e acompanhamento de pacientes, troca de informações entre profissionais da saúde e análise de exames e diagnósticos, tudo à distância, como forma de apoio à medicina presencial.

Com a chegada da Covid-19, a prática foi regulamentada pela portaria nº467/20, instituída pelo Ministério da Saúde, que possibilita que os pacientes tenham acesso aos cuidados com a saúde sem a necessidade de se expor aos riscos de contágio da nova doença. 

telemedicina-no-cuidado-oncologico

Segundo estudo do Trocando Fraldas, 61% dos entrevistados deixaram de ir ao médico por medo de infecção pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. Apesar da necessidade de se proteger contra o vírus, os cuidados com outros problemas de saúde não podem ser negligenciados. Grupos vulneráveis, como é o caso de pacientes crônicos, devem ter um acompanhamento médico constante. A regulamentação da Telemedicina permite que esses grupos tenham acesso à saúde de forma segura, incluindo os pacientes oncológicos.

A Telemedicina no cuidado oncológico torna-se uma opção extremamente útil para cuidar da saúde de pacientes vulneráveis sem a necessidade de exposição ao novo vírus. Além do acesso a um tratamento adequado, fazer o acompanhamento médico é indispensável na prevenção e diagnóstico precoce de doenças, inclusive as crônicas. Os profissionais de saúde conseguem fazer diagnósticos eficazes mesmo à distância, garantindo a qualidade de vida a pacientes crônicos e oncológicos, que podem ter uma vida normal e saudável com o controle da doença e adesão aos tratamentos prescritos. 

Em comemoração ao Outubro Rosa, no artigo de hoje vamos mostrar como a Telemedicina no cuidado oncológico é importante e como manter os cuidados com a saúde é possível mesmo em tempos de pandemia. Confira abaixo mais sobre o assunto e boa leitura.

Os avanços da Telemedicina

telemedicina-no-cuidado-oncologico

A medicina à distância funciona a partir de um software ou plataforma digital, que apenas com uma conexão à internet é capaz de unir médicos e pacientes de qualquer lugar. Todas as áreas da Telemedicina contam com profissionais de saúde qualificados, por isso é um método confiável e eficaz, que entrega conforto e segurança aos pacientes. 

A Telemedicina para pacientes com câncer contribui para que o paciente não interrompa seu tratamento em tempos de Covid-19. Com as teleconsultas, o contato entre médico e paciente é realizado sem precisar sair de casa. A teleconsulta é feita através de uma videochamada de qualquer lugar: tablet, smartphone ou computador e é muito simples de ser feita. Se necessário realizar algum exame, o médico consegue emitir laudos por meio de certificados digitais, informar o diagnóstico e prescrever receitas e tratamentos adequados ao paciente com o contato na plataforma digital.

Quais exames podem ser feitos através da Telemedicina?

A parte de Telediagnósticos conta com técnicos de enfermagem e de radiologia especializados, que realizam os exames de diagnóstico por imagem com um aparelho conectado ao computador, capaz de gerar as imagens digitais. Desta forma, dados e imagens de exames como radiografia, tomografia, eletrocardiograma, ressonância magnética, espirometria e mamografia são enviados pela internet em tempo real e podem ser laudados à distância pelo médico responsável. O diagnóstico pode ser compartilhado com outros profissionais dentro da plataforma para a tomada de decisão mais assertiva a respeito do tratamento mais adequado para o paciente.

A telemedicina no cuidado oncológico

A Telemedicina no cuidado oncológico possibilita mais engajamento do paciente, que tem acesso à informações sobre autocuidado e prevenção, resultando em mais cuidados com a saúde e atenção às orientações médicas. 

Os pacientes recebem monitoramento constante das condições de saúde, com supervisão remota, gerenciamento de sintomas, exames, consultas e cuidados paliativos, além do acesso ao diagnóstico e tratamento de forma rápida e eficaz. A velocidade com que os resultados são fornecidos à equipe médica confere agilidade na emissão dos laudos e do diagnóstico, permitindo que o tratamento para a patologia identificada seja iniciado mais rapidamente. 

Com a Telemedicina no cuidado oncológico, o acesso à saúde é ampliado a todas as regiões do país. Ao mesmo tempo, a prática reduz custos de deslocamentos de pacientes e especialistas. Para as clínicas e hospitais, há redução nos custos operacionais, já que a prática dispensa o uso de infraestrutura para análise de dados do paciente, que é feita remotamente, através da plataforma digital. 

Os dados do paciente e seus exames ficam disponíveis na web de forma segura, acessíveis apenas pelo próprio paciente e pelos profissionais de saúde, mediante identificação. Todas as informações são armazenadas em nuvem, com segurança e disponibilidade, acessadas de qualquer dispositivo e a qualquer momento somente por pessoas autorizadas. 

telemedicina-no-cuidado-oncologico

A Proxis é especializada na jornada de relacionamento com o cliente, com mais de 20 anos de experiência em serviços de atendimento e promoção da saúde. Temos uma metodologia de atendimento ao cliente completa, com soluções pensadas para oferecer o melhor customer experience

Para isso, contamos com parceiros experientes como a MakeITSimple para realizar a implementação do CRM Zendesk com excelência e de forma facilitada. O CRM Zendesk é uma plataforma omnichannel que irá integrar todo o sistema de atendimento ao cliente para proporcionar um atendimento eficaz e ágil. 

Somos especialistas em autoatendimento e contamos com uma equipe de profissionais da saúde, oferecendo o conceito de saúde 4.0 com excelência em serviços diferenciados de healthcare.

telemedicina-no-cuidado-oncologico

Conheça nossas soluções e tenha a telemedicina no cuidado oncológico como aliada no setor de saúde. Nossa plataforma permite um sistema de gestão de saúde completo e possui interface fácil de usar. Acompanhe toda a jornada do paciente, usando a tecnologia e o relacionamento especializado na área. 

Entre em contato com nossa equipe de resolvedores e conheça nossas soluções para sua empresa ou instituição de saúde. Continue acompanhando as novidades em nosso blog e visite-nos também nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn. Aguardamos sua visita, até a próxima!

Posts Relacionados

Telemedicina de autogestão: como implementar?
Telemedicina de autogestão: como implementar?

Os avanços na saúde com a telemedicina representam a manutenção dos cuidados aos pacientes e a continuidade dos tratamentos médicos mesmo em tempos de isolamento social. A telemedicina atua na promoção, na prevenção e nos cuidados com a saúde de forma remota e pode...

ler mais
Gerenciamento de Pacientes Crônicos (GDC), como funciona?
Gerenciamento de Pacientes Crônicos (GDC), como funciona?

Os pacientes crônicos são aqueles que possuem doenças de longa duração e de progressão lenta, que a longo prazo, podem causar danos irreversíveis à saúde. As doenças crônicas são categorizadas como não-transmissíveis (DCNT) ou transmissíveis. Muitas vezes elas não têm...

ler mais
Falar com Vendas
Precisa de Ajuda?
👋 Quer otimizar custos com Call Center, Telemarketing, Jornada do Paciente e Telemedicina? Fale com Vendas Agora 😉

Fazer Ligação
Enviar Currículo