Telemedicina: Saiba como ela pode salvar vidas com médicos online

22/04/2020
Telemedicina

Para manter o isolamento social ao qual estamos submetidos, em razão da pandemia do novo coronavírus, muitas práticas do dia a dia têm sido adaptadas. É inevitável citar que dentre as áreas afetadas, há maior impacto do coronavírus na área de saúde. Durante esse período, o sistema de saúde precisa estar dedicado à pandemia e ao mesmo tempo fornecer assistência médica de maneira geral à toda população. A fim de evitar um colapso no sistema de saúde, novas medidas devem ser tomadas e a telemedicina ganhou lugar de destaque. 

O que é a telemedicina?

O que é Telemedicina

A telemedicina consiste no tratamento médico à distância, por meio da tecnologia, visando a promoção da saúde e atuando como aliada aos atendimentos presenciais. 

Graças ao avanço dos meios tecnológicos e de comunicação, tornou-se possível aos profissionais da saúde oferecer assistência completa, desde a consulta online até o acompanhamento dos tratamentos, garantindo sigilo nas informações fornecidas e a segurança dos dados. A consulta à distância contribui para a prevenção e o diagnóstico de doenças, facilita o acesso ao tratamento e permite acompanhar e esclarecer dúvidas dos pacientes.

Como funciona a telemedicina?

Como funciona a Telemedicina

A telemedicina utiliza uma plataforma digital para realizar a comunicação entre médicos e pacientes. O teleatendimento pode acontecer por meio de mensagens por chat, áudio ou videoconferência. Fazer a consulta à distância oferece a oportunidade de uma segunda opinião profissional para diagnósticos e tratamentos mais eficazes. A troca de informações online entre médicos e demais profissionais de saúde acontece de maneira mais rápida do que em encontros presenciais.

Da teletriagem ao acompanhamento: assistência completa  com médico online

Teletriagem, saiba como funciona

Na teletriagem, o médico, através da consulta online, faz uma avaliação dos sintomas do paciente para orientá-lo sobre o tipo de assistência necessária. O paciente pode ser encaminhado a um especialista, quando necessário a realizar exames médicos, sendo orientado sobre como e onde realizá-los.

A partir da teletriagem, o profissional faz diagnósticos e emite laudos à distância. O paciente recebe a orientação para realizar os exames necessários, que podem ser laudados por médicos através da internet, de qualquer lugar, a partir de computadores, tablets ou smartphones.

Com o laudo, os médicos podem prescrever receitas, enviar ao paciente e indicar um tratamento adequado. O paciente recebe toda a assistência sobre o tratamento prescrito pelo profissional, como informações sobre os procedimentos, onde encontrar locais especializados, orientações sobre como utilizar medicamentos e esclarecimentos de qualquer outra dúvida que o paciente tiver. 

Através da telemedicina a evolução do tratamento pode ser acompanhada por médicos e profissionais de saúde à distância, o que diminui a necessidade de locomoção e agiliza os atendimentos.

Benefícios da telemedicina

  • Aumento da capacidade de atendimento;
  • Diagnósticos mais rápidos;
  • Redução de custos operacionais;
  • Atendimento médico a pacientes de regiões diferentes;
  • Diminuição da fila de espera por especialistas em hospitais e postos de saúde;
  • Ampliação do acesso da população à saúde;
  • Viabilização de mais especialidades médicas a locais onde o atendimento presencial é mais demorado ou não chega;
  • Promoção da troca de informações entre médicos de maneira remota e imediata; 
  • Ajuda na capacitação de médicos em locais mais distantes, com a intercomunicação entre os profissionais de saúde;
  • Redução do congestionamento na área da saúde em grandes centros, pois reduz a demanda de pacientes de outras regiões.

Telemedicina no combate ao novo coronavírus (COVID-19)

Combate do Coronavírus

Para conter a pandemia do COVID-19, o uso da telemedicina no Brasil foi autorizado, em caráter emergencial, pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e Ministério da Saúde

Foram autorizadas as teleconsultas, o teleatendimento, monitoração e assistência remota aos pacientes, emissão de atestados e receitas e a determinação de isolamento domiciliar. Esses atendimentos compreendem a saúde pública e privada.

A regulamentação do uso da telemedicina contra o novo coronavírus (COVID-19) possibilita reduzir o número de pessoas em hospitais, uma vez que a triagem pode ser feita por meio de consulta em casa, pela Internet. 

Com a teletriagem, o médico é capaz de diagnosticar os sintomas de coronavírus em pacientes pela consulta online e determinar o isolamento social. O paciente recebe acompanhamento de seu quadro clínico para avaliar a necessidade ou não de encaminhamento a uma unidade de saúde.

Regulaentação Telemedicina

A telemedicina contribui para o distanciamento recomendado no combate ao vírus, pois permite que cada paciente tenha um acompanhamento médico online e realize sua consulta em casa. Isso evita possíveis aglomerações e diminui a exposição dos profissionais médicos e dos pacientes à epidemia do novo coronavírus. O distanciamento é importante para prevenir o contágio do COVID-19 na população, principalmente em pessoas do grupo de risco, fazendo necessárias as idas a hospitais e prontos-socorros somente em caso de extrema urgência.

Para os portadores do vírus, a telemedicina atua como ajuda no controle do contágio, oferecendo ao paciente o acompanhamento médico da doença sem a necessidade de sair de casa, evitando a contaminação a outras pessoas durante o trajeto até o hospital e prontos-socorros, quando não necessário. A comunicação remota permite que médicos e profissionais da saúde discutam os casos clínicos de seus pacientes, sendo possível estudar e monitorar o comportamento da doença em diferentes pessoas.

Com a regulamentação da telemedicina, a prática ajuda não só no controle e combate ao coronavírus mas também viabiliza o acesso a outras especialidades médicas.

Na situação em que estamos vivendo, a telemedicina atua aliando o cuidado necessário ao acesso à saúde para toda a população.

A Proxis é uma empresa especializada na jornada de relacionamento em saúde, que conta com uma plataforma de CRM omnichannel e equipe especializada na área da saúde, oferecendo serviços diferenciados de healthcare. A plataforma de telemedicina da Proxisajuda os médicos no diagnóstico da COVID-19, que acompanham toda a jornada do paciente, usando a tecnologia aliada ao relacionamento especializado na área da saúde. Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções. Visite-nos também nas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin. Continue acompanhando as novidades da área da saúde em nosso blog. Até a próxima!

Posts Relacionados

Benefícios da inteligência artificial na saúde
Benefícios da inteligência artificial na saúde

Conteúdo validado por Ron Seagull, CEO da Proxismed A inteligência artificial (AI) tem revolucionado a forma como as organizações se relacionam com as pessoas, otimizam processos e geram resultados. Estima-se que, até 2025, o uso dessa tecnologia aplicada ao setor da...

ler mais
Abrir WhatsApp
1
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre nossas Soluções é só mandar uma mensagem 😉