Autogestão do Plano de Saúde nas Empresas

21/08/2020

A medicina do trabalho é a área responsável pelo atendimento médico para colaboradores, indispensável para qualquer tipo de empresa. A assistência promovida pela medicina do trabalho ajuda na prevenção de doenças envolvidas com as atividades corporativas e cuidados com a saúde dos profissionais.

A autogestão do plano de saúde é uma das formas de proporcionar cuidados médicos de prevenção e tratamento para os profissionais de uma organização. Este recurso permite personalizar o atendimento médico de acordo com as necessidades da empresa e oferece assistência completa ao colaborador. A autogestão de saúde pode ser realizada internamente ou por meio da assistência médica terceirizada.

Hoje, vamos falar um pouco mais sobre a autogestão do plano de saúde e a importância de oferecer um atendimento médico de qualidade para os colaboradores.

As especialidades que atuam na autogestão de saúde nas empresas

Para a autogestão do plano de saúde ser efetiva, é fundamental ter à disposição profissionais de diversas especialidades, que atendam às necessidades da empresa e do colaborador.

Em tempos de pandemia, a telemedicina virou uma tendência na medicina do trabalho. Ela opera apoiando a promoção da saúde mesmo durante o isolamento social, unindo médicos e pacientes por meio de uma plataforma de videochamada.

Diversas especialidades atuam na autogestão de saúde, em que é possível encontrar:

Cardiologista: o acompanhamento médico especializado é necessário para prevenir doenças e corrigir hábitos prejudiciais de colaboradores com longas jornadas de trabalho, que são mais propensos a problemas cardíacos e vasculares.

Fisioterapeuta: esse especialista trata questões de ergonomia, orienta e trabalha no tratamento e prevenção de desconfortos musculoesqueléticos e também desenvolve ginásticas laborais.

Psicólogo: a psicologia no trabalho é importante para compreender o indivíduo, sua capacidade de produção e satisfação dentro da empresa. A psicologia organizacional ajuda a encontrar problemas e desenvolver motivação, satisfação e aumento de produtividade do colaborador.

Nutricionista: ter uma alimentação saudável é importante para a qualidade de vida do colaborador. Um nutricionista coopera com indicações de hábitos saudáveis, desde refeições até atividades físicas.

Fonoaudiólogo: a consulta com o fonoaudiólogo permite promover a saúde vocal e auditiva, de acordo com os fatores de riscos presentes nas atividades exercidas pelo trabalhador. O fonoaudiólogo também pode atuar para melhorar a comunicação empresarial.

A importância da saúde física e mental

Apesar das diferenças entre mente e corpo, quando falamos em saúde, os dois trabalham juntos e devem ser vistos de forma única. Se a saúde física está frágil, há grandes chances de afetar a saúde mental e vice-versa. Os distúrbios da saúde mental impactam outras partes do corpo, como o sistema imunológico, digestivo, endócrino e nervoso. Para manter mente e corpo saudáveis, é sempre indicado ter um acompanhamento médico especializado.

Os problemas de saúde mais recorrentes nas empresas

As doenças ocupacionais estão associadas ao trabalho, sejam elas originadas ou adquiridas durante as atividades corporativas. Veja abaixo algumas delas:

Lesões por processos repetitivos (LER): são causadas por movimentos excessivos e repetitivos que causam incômodos. Má postura, estresse e impactos podem levar a essas lesões. Entre as mais comuns está a tendinite, uma inflamação nos tendões que geralmente ocorre nas mãos, joelhos, ombros e cotovelos.

Dermatose ocupacional: são as dermatites alérgicas ou de contato. Essas doenças dermatológicas podem ser causadas por condições de trabalho inadequadas e contato constante com agentes químicos (substâncias metálicas, óleos, borracha) ou físicos (calor, frio, radiação etc.).

Doenças ocupacionais psicossociais: Aas doenças psicossociais no ambiente corporativo são decorrentes de carga horária excessiva, competitividade do mercado corporativo, frustrações no ambiente de trabalho e acúmulo de pressão.

Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a Síndrome de Burnout, uma condição ligada ao estresse no local de trabalho, na lista da 11ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11), reconhecendo o trabalho como um fator de influência na saúde.

Um levantamento feito pela Vittude, uma plataforma on-line voltada para a saúde mental, que mede os níveis de depressão, ansiedade e estresse, revelou que 86% dos respondentes tem algum destes transtornos.

Os benefícios da assistência psicológica

Cuidar da saúde do colaborador e zelar por boas condições de trabalho é um dever de toda empresa. O bem-estar do colaborador e um ambiente propício para isso traz uma série de pontos positivos.

A assistência psicológica está associada à gestão de pessoas, auxiliando a promover o bem-estar dos profissionais e a resolução de conflitos. O colaborador que tem amparo médico tem mais autoconfiança e aumento na motivação, fatores que ajudam a elevar a eficácia nas tarefas do trabalho.

Já a empresa que conta com empregados saudáveis tem também maior produtividade, já que, com funcionários satisfeitos, o nível de eficácia e o cumprimento de metas também melhoram. Outro ponto positivo é a redução no número de evasão de funcionários. A boa qualidade de vida e o bem-estar no trabalho diminuem a necessidade de novas contratações e geram economia de tempo e de recursos com constantes treinamentos.

Assistência médica terceirizada

Uma das alternativas mais interessantes para se ter a autogestão do plano de saúde é por meio de uma plataforma de medicina terceirizada, que irá auxiliar na administração de um plano eficiente para sua empresa.

A ProxisMed é especializada na jornada de relacionamento em saúde, com mais de 20 anos de experiência em serviços de atendimento e promoção da saúde. Temos soluções completas, que incluem o Programa de Suporte ao Paciente e o Programa de Benefícios em Medicamentos, que oferecem suporte na otimização de custos na área da saúde.

Nossa metodologia de atendimento conta com serviços diferenciados de healthcare. Temos uma plataforma CRM omnichannel e equipe especializada para ajudar você com a autogestão do plano de saúde.

Conheça nossa plataforma de telemedicina e tenha um sistema de gestão de saúde completo, com interface fácil de usar. Acompanhe toda a jornada do paciente, usando a tecnologia da medicina terceirizada aliada ao relacionamento especializado na área.

Entre em contato com nossa equipe de resolvedores e conheça nossas soluções. Continue acompanhando as novidades em nosso blog e visite-nos também nas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn. Até a próxima!

Posts Relacionados

Teleconsulta, o que é e como funciona?
Teleconsulta, o que é e como funciona?

A tecnologia já atingiu diversas áreas, e com a saúde não foi diferente. Na saúde, os avanços tecnológicos promovem melhorias para profissionais e pacientes. Da necessidade de expandir as formas de atendimento ao paciente, surgiu a telemedicina. A telemedicina é uma...

ler mais
Inovamos para cuidar e ser cuidado
Inovamos para cuidar e ser cuidado

Enquanto a maioria das empresas vê a inesperada crise sanitária como o grande "mal" deste século e segue na luta pela sobrevivência, uma minoria mobiliza todos os esforços para se adaptar ao novo que nasceu de repente, reinventando modelos de negócio e construindo...

ler mais
Falar com Vendas
Precisa de Ajuda?
👋 Quer otimizar custos com Call Center, Telemarketing, Jornada do Paciente e Telemedicina? Fale com Vendas Agora 😉

Fazer Ligação
Enviar Currículo