PBM é o Programa de Benefícios em Medicamentos, que oferece descontos nas farmácias. O conceito de PBM surgiu no Brasil na década de 90 e é mantido pelas indústrias farmacêuticas para administrar e fornecer benefícios para a compra de medicamentos, integrando desde os laboratórios até o consumidor final, compreendendo toda a sequência da cadeia produtiva.
O PBM aumenta o acesso de pacientes aos medicamentos ao facilitar a compra com os descontos oferecidos pelos laboratórios e reflete na melhoria da adesão aos tratamentos, principalmente aqueles de longa duração, proporcionando também aumento das vendas nas farmácias e drogarias.
Como o PBM funciona?
Para viabilizar os descontos, as empresas de PBM mantêm parceria com as indústrias farmacêuticas, que disponibilizam seus medicamentos e seus respectivos descontos nos programas de benefícios.
Para ter acesso à lista de medicamentos e aos descontos, as farmácias e drogarias devem se credenciar com as empresas de PBM. Com a liberação do cadastro, esses estabelecimentos estão aptos a consultar a lista, comercializar os medicamentos utilizando os descontos do PBM e realizar a gestão dos programas de benefícios.
Os descontos praticados no PBM são tabelados e, portanto, oferecem mais competitividade às farmácias de qualquer porte. O PBM promove vantagem financeira com o aumento de vendas e do ticket médio no PDV, já que os clientes geralmente utilizam mais de um medicamento ou acabam adquirindo mais de um produto.
Além disso, promovem a satisfação e fidelização dos clientes, que se beneficiam pela economia trazida pelos descontos, que também incentiva a adesão aos tratamentos médicos. Atualmente, existem milhares de medicamentos disponíveis no PBM, possibilitando que os pacientes iniciem e concluam o tratamento no prazo indicado pelo médico, o que diminui a reincidência de doenças e melhora a saúde da população.
A importância do acompanhamento de pacientes
Alinhadas com a necessidade atual de acompanhar a jornada do cliente, as empresas de PBM procuram aumentar a satisfação do cliente com a elaboração de estratégias que melhorem sua experiência dentro e fora dos pontos de venda, facilitando a dispensação de remédios nas farmácias e simplificando a adesão ao programa de benefícios em medicamentos.
A fidelização de clientes bem-sucedida acontece a partir de processos ágeis e eficientes e no PBM não é diferente. O programa deve ser baseado em procedimentos simples, que mantenham tanto os pacientes como os farmacêuticos e balconistas dispostos à adesão. Um exemplo da simplificação de procedimentos é a pré-autorização da liberação do medicamento antes mesmo do paciente chegar à farmácia. Assim, no ponto de venda, a dispensação de medicamentos se torna menos burocrática e soma pontos na satisfação do usuário.
A tecnologia tem se mostrado fundamental para o crescimento da indústria farmacêutica, sendo base para o PBM e um grande apoio para a adesão aos tratamentos. Hoje temos à disposição ferramentas que permitem conhecer melhor o paciente e seus hábitos e, assim, proporcionar experiências personalizadas de acordo com a necessidade de cada indivíduo.
É o caso do CRM, que mantém um banco de dados organizado, da Inteligência Artificial e do Machine Learning, que desenvolvem contatos ágeis e humanizados, aprimorados a cada nova interação, mantendo um relacionamento próximo com o paciente e proporcionando mais engajamento em relação aos tratamentos. Essas tecnologias são vistas em plataformas como a Telemedicina, nas ferramentas de autoatendimento, como chat on-line por meio de chatbot, FAQ, entre outros, e que agregam valor à jornada do paciente e auxiliam na integração entre paciente, PDV e indústria farmacêutica.
PBM para empresas
O Programa de Benefícios em Medicamentos pode ser introduzido em diversas empresas como forma de incentivo à adesão do tratamento de seus funcionários. Entre as vantagens de ter o PBM para empresas, podemos destacar:
- Melhores condições de acesso e adesão ao tratamento para o funcionário, que, por sua vez, passa a ter melhores hábitos em relação a sua saúde;
- Como consequência da vantagem anterior, as empresas conseguem diminuir os níveis de absenteísmo no trabalho e aumentar a produtividade de seus colaboradores;
- Permite o acompanhamento do tratamento dos funcionários, por se referir a um programa de benefícios em medicamentos que engloba mais do que apenas uma rede de farmácia;
- Ajuda a reduzir custos totais com a saúde, tanto em nível corporativo, como em nível populacional, contribuindo para a melhor gestão da saúde em ambos os escopos;
- Conta com descontos atrativos, que podem chegar até 70%, principalmente para o tratamento de doenças crônicas, que encabeçam a lista de doenças que afetam os brasileiros.
Programa de benefícios em medicamentos na Proxis
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Oferecemos soluções completas pensadas para a saúde e indústria farmacêutica como a Telemedicina, Programa de Suporte ao Paciente, Gerenciamento de Pacientes Crônicos, Serviços de Informações Científicas, Contact Center Bilíngue/Trilíngue, atendimento automatizado e muito mais.
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