A importância da telemedicina no controle de epidemias

17/08/2021

Desde o surgimento da covid-19, causada pelo novo coronavírus, a telemedicina vem ganhando espaço entre médicos e pacientes como um método de apoio à medicina presencial. Com o avanço da nova doença, o uso da telemedicina no controle de epidemias se tornou muito importante, o que vale não apenas para a covid-19, mas também para outras epidemias que possam vir a surgir.

O crescente número nos casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus fez do atendimento médico via telemedicina uma necessidade. A prática foi autorizada em março de 2020 pelo Ministério do Trabalho e no mesmo mês, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu o seu uso, além do que foi estabelecido em resolução anterior, a CFM nº 1.643/2002, permitindo que médicos realizem trabalho remoto durante o período de combate à pandemia. Desde então, a telemedicina tem ajudado a reduzir a propagação do novo vírus, evitando que pacientes saiam do isolamento social para procurar serviços de saúde presenciais. 

O que é telemedicina?

telemedicina-no-controle-de-epidemias

A telemedicina é uma área da medicina que envolve a tecnologia na oferta de serviços de saúde à distância. Ela abrange diversas especialidades médicas e é usada para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção e promoção da saúde, viabilizando a comunicação entre profissionais da saúde e pacientes através das plataformas digitais. 

Existem diversas modalidades que fazem parte da telemedicina, como a teletriagem, telediagnóstico, teleconsulta, telelaudo, telecirurgia, entre outros. Atualmente, a telemedicina no controle de epidemias é mais uma contribuição da medicina e da tecnologia trabalhando como aliadas no combate ao coronavírus. 

Como a telemedicina funciona? 

Na telemedicina, o paciente recebe orientações sobre sua rotina clínica de profissionais de saúde por meio de videochamadas, chamadas de áudio ou chat online. A plataforma de telemedicina é acessada através da internet, de qualquer computador, tablet ou smartphone. Com ela, os médicos realizam consultas e acompanham o histórico do paciente, emitem laudos e receitas e trocam informações com colegas de profissão para uma segunda opinião de diagnósticos, por exemplo.

A área de telelaudo realiza a emissão de laudos à distância, que são assinados apenas por profissionais habilitados. Exames de imagem como eletrocardiogramas, radiografias, entre outros, são enviados por meio de softwares e ferramentas digitais modernas para a análise dos especialistas na telemedicina, que informam o diagnóstico ao paciente.

A evolução da telemedicina após a covid-19

telemedicina-no-controle-de-epidemias

Nos últimos tempos, com a chegada de novas tecnologias e com o avanço da internet, foi possível levar mais qualidade nos atendimentos médicos a lugares mais remotos, fora da barreira física de consultórios e clínicas. 

A importância da telemedicina é reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) desde os anos 90 mas foi agora, após o surgimento da covid 19, que a telemedicina transformou ainda mais o relacionamento entre médicos e pacientes. 

A telemedicina no controle de epidemias ganhou notoriedade por seu potencial em diminuir o risco de transmissão do coronavírus, levando mais segurança tanto aos pacientes como aos médicos. Com a regulamentação da área pelo Ministério da Saúde, a telemedicina ganhou maior percepção de valor pela população e maior aderência dos profissionais de saúde devido aos benefícios que ela traz. 

Ela garante que os serviços de saúde cheguem em áreas de menor acesso, e agora, com a covid-19, garante que os pacientes tenham um acompanhamento médico ou iniciem novos tratamentos sem se submeter aos riscos de contrair a doença no trajeto ou nas dependências de clínicas e hospitais. Com a menor presença da população nos locais de saúde, o risco também é menor para as pessoas que precisam realizar tratamentos em que o atendimento presencial é indispensável. 

A ampliação da telemedicina durante o período emergencial de pandemia pode influenciar positivamente para o seu futuro, fazendo com que ela se torne mais presente na vida dos brasileiros de forma definitiva, como ocorre em outros países pelo mundo.  

Principais vantagens

telemedicina-no-controle-de-epidemias

Além do auxílio da telemedicina no controle de epidemias, com menores riscos de contágio, podemos encontrar mais benefícios do atendimento médico à distância nas plataformas de telemedicina:

  • Ampliação do atendimento médico à população;
  • Descentralização das especialidades médicas, que chegam a locais mais remotos, onde presencialmente eram inalcançáveis;
  • Menor sobrecarga de atendimento nos locais físicos;
  • Garantia de qualidade nos atendimentos;
  • Facilidade e praticidade no agendamento de consultas e exames;
  • Armazenamento em nuvem, que permite aos profissionais de saúde acessar os dados e histórico dos pacientes de qualquer lugar e a qualquer momento;
  • Segurança e sigilo nas informações armazenadas;
  • Redução de custos e maior aproveitamento do tempo, pois não há necessidade de deslocamentos ao ambiente físico;
  • Possibilidade de atender mais pacientes em menos tempo, o que gera aumento da produtividade da equipe profissional;

A importância da  telemedicina no controle de epidemias

telemedicina-no-controle-de-epidemias

A telemedicina no controle de epidemias é importante porque consegue fazer a comunicação entre os profissionais de saúde e os pacientes, tornando possível continuar tratamentos mesmo à distância, um método que contribui para a manutenção e promoção da saúde e para a diminuição de pessoas circulando nos locais que envolvem o atendimento presencial. 

A telemedicina pode ajudar cada vez mais no controle de epidemias, quando realizada de forma efetiva. É possível contar com ajuda especializada para uma solução completa de saúde para empresas de diversos segmentos. A Proxis é referência em soluções de atendimento ao cliente, com mais de 20 anos de experiência. Somos especialistas em acompanhamento da jornada do cliente e acompanhamento de pacientes por telemedicina. 

Oferecemos soluções completas pensadas para a saúde e indústria farmacêutica como  a Telemedicina, Programa de Suporte ao Paciente, Gerenciamento de Pacientes Crônicos, Serviços de Informações Científicas, Contact Center Bilíngue/Trilíngue, atendimento automatizado e muito mais. 

Utilizamos as melhores tendências em atendimento ao cliente com tecnologias como os chatbots, CRM e o omnichannel. Estamos prontos para oferecer uma experiência única para seus clientes. Entre em contato com nossa equipe de resolvedores e conheça todas as nossas soluções. Acompanhe nosso blog e não perca nenhuma das nossas novidades. Visite-nos também nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn. Até mais!

Posts Relacionados

Falar com Vendas
Precisa de Ajuda?
👋 Quer otimizar custos com Call Center, Telemarketing, Jornada do Paciente e Telemedicina? Fale com Vendas Agora 😉

Fazer Ligação
Enviar Currículo