Desde o surgimento da covid-19, causada pelo novo coronavírus, a telemedicina vem ganhando espaço entre médicos e pacientes como um método de apoio à medicina presencial. Com o avanço da nova doença, o uso da telemedicina no controle de epidemias se tornou muito importante, o que vale não apenas para a covid-19, mas também para outras epidemias que possam vir a surgir.
O crescente número nos casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus fez do atendimento médico via telemedicina uma necessidade. A prática foi autorizada em março de 2020 pelo Ministério do Trabalho e no mesmo mês, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu o seu uso, além do que foi estabelecido em resolução anterior, a CFM nº 1.643/2002, permitindo que médicos realizem trabalho remoto durante o período de combate à pandemia. Desde então, a telemedicina tem ajudado a reduzir a propagação do novo vírus, evitando que pacientes saiam do isolamento social para procurar serviços de saúde presenciais.
O que é telemedicina?
A telemedicina é uma área da medicina que envolve a tecnologia na oferta de serviços de saúde à distância. Ela abrange diversas especialidades médicas e é usada para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção e promoção da saúde, viabilizando a comunicação entre profissionais da saúde e pacientes através das plataformas digitais.
Existem diversas modalidades que fazem parte da telemedicina, como a teletriagem, telediagnóstico, teleconsulta, telelaudo, telecirurgia, entre outros. Atualmente, a telemedicina no controle de epidemias é mais uma contribuição da medicina e da tecnologia trabalhando como aliadas no combate ao coronavírus.
Como a telemedicina funciona?
Na telemedicina, o paciente recebe orientações sobre sua rotina clínica de profissionais de saúde por meio de videochamadas, chamadas de áudio ou chat online. A plataforma de telemedicina é acessada através da internet, de qualquer computador, tablet ou smartphone. Com ela, os médicos realizam consultas e acompanham o histórico do paciente, emitem laudos e receitas e trocam informações com colegas de profissão para uma segunda opinião de diagnósticos, por exemplo.
A área de telelaudo realiza a emissão de laudos à distância, que são assinados apenas por profissionais habilitados. Exames de imagem como eletrocardiogramas, radiografias, entre outros, são enviados por meio de softwares e ferramentas digitais modernas para a análise dos especialistas na telemedicina, que informam o diagnóstico ao paciente.
A evolução da telemedicina após a covid-19
Nos últimos tempos, com a chegada de novas tecnologias e com o avanço da internet, foi possível levar mais qualidade nos atendimentos médicos a lugares mais remotos, fora da barreira física de consultórios e clínicas.
A importância da telemedicina é reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) desde os anos 90 mas foi agora, após o surgimento da covid 19, que a telemedicina transformou ainda mais o relacionamento entre médicos e pacientes.
A telemedicina no controle de epidemias ganhou notoriedade por seu potencial em diminuir o risco de transmissão do coronavírus, levando mais segurança tanto aos pacientes como aos médicos. Com a regulamentação da área pelo Ministério da Saúde, a telemedicina ganhou maior percepção de valor pela população e maior aderência dos profissionais de saúde devido aos benefícios que ela traz.
Ela garante que os serviços de saúde cheguem em áreas de menor acesso, e agora, com a covid-19, garante que os pacientes tenham um acompanhamento médico ou iniciem novos tratamentos sem se submeter aos riscos de contrair a doença no trajeto ou nas dependências de clínicas e hospitais. Com a menor presença da população nos locais de saúde, o risco também é menor para as pessoas que precisam realizar tratamentos em que o atendimento presencial é indispensável.
A ampliação da telemedicina durante o período emergencial de pandemia pode influenciar positivamente para o seu futuro, fazendo com que ela se torne mais presente na vida dos brasileiros de forma definitiva, como ocorre em outros países pelo mundo.
Principais vantagens
Além do auxílio da telemedicina no controle de epidemias, com menores riscos de contágio, podemos encontrar mais benefícios do atendimento médico à distância nas plataformas de telemedicina:
- Ampliação do atendimento médico à população;
- Descentralização das especialidades médicas, que chegam a locais mais remotos, onde presencialmente eram inalcançáveis;
- Menor sobrecarga de atendimento nos locais físicos;
- Acompanhamento e tratamento de pacientes crônicos, idosos e gestantes;
- Garantia de qualidade nos atendimentos;
- Facilidade e praticidade no agendamento de consultas e exames;
- Armazenamento em nuvem, que permite aos profissionais de saúde acessar os dados e histórico dos pacientes de qualquer lugar e a qualquer momento;
- Segurança e sigilo nas informações armazenadas;
- Redução de custos e maior aproveitamento do tempo, pois não há necessidade de deslocamentos ao ambiente físico;
- Possibilidade de atender mais pacientes em menos tempo, o que gera aumento da produtividade da equipe profissional;
A importância da telemedicina no controle de epidemias
A telemedicina no controle de epidemias é importante porque consegue fazer a comunicação entre os profissionais de saúde e os pacientes, tornando possível continuar tratamentos mesmo à distância, um método que contribui para a manutenção e promoção da saúde e para a diminuição de pessoas circulando nos locais que envolvem o atendimento presencial.
A telemedicina pode ajudar cada vez mais no controle de epidemias, quando realizada de forma efetiva. É possível contar com ajuda especializada para uma solução completa de saúde para empresas de diversos segmentos. A Proxis é referência em soluções de atendimento ao cliente, com mais de 20 anos de experiência. Somos especialistas em acompanhamento da jornada do cliente e acompanhamento de pacientes por telemedicina.
Oferecemos soluções completas pensadas para a saúde e indústria farmacêutica como a Telemedicina, Programa de Suporte ao Paciente, Gerenciamento de Pacientes Crônicos, Serviços de Informações Científicas, Contact Center Bilíngue/Trilíngue, atendimento automatizado e muito mais.
Utilizamos as melhores tendências em atendimento ao cliente com tecnologias como os chatbots, CRM e o omnichannel. Estamos prontos para oferecer uma experiência única para seus clientes. Entre em contato com nossa equipe de resolvedores e conheça todas as nossas soluções. Acompanhe nosso blog e não perca nenhuma das nossas novidades. Visite-nos também nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn. Até mais!