5 formas de evoluir seu SAC para SAC 4.0

24/03/2021

O SAC, Serviço de Atendimento ao Cliente, é um canal que estabelece o contato direto entre a empresa e o cliente e desempenha um papel importante em todas as organizações. Através dele, o cliente pode efetuar reclamações ou elogios, esclarecer dúvidas ou resolver problemas, dos mais simples aos mais complexos, sobre os produtos ou serviços de uma empresa. 

Tradicionalmente, o contato no SAC é realizado por telefone, porém, com as mudanças no comportamento do cliente ao longo dos anos, os atendimentos no SAC se expandiram para outros meios, como chat online, e-mail e redes sociais, visando atender às necessidades do consumidor atual com mais interatividade e em seu meio de contato preferido. 

Como vimos, o SAC é um canal relevante durante a jornada de relacionamento com o cliente, já que permite fortalecer a relação entre empresa e consumidor, com experiências mais satisfatórias e positivas para o cliente. Os atendimentos devem ser solícitos e adequados ao perfil do consumidor para motivá-lo a querer fazer negócio novamente, o que faz do SAC uma ferramenta fidelizadora também. Assim, um SAC eficiente e fidelizador é baseado em conhecer quem é o cliente, quais são suas necessidades e desejos, e, dessa forma, poder eliminar todos os conflitos, aumentando a satisfação do cliente e fixando a credibilidade da empresa.  

O que é SAC 4.0 e como implementá-lo

sac-4.0

Desde sua criação, o SAC vem passando por mudanças até chegar ao atual SAC 4.0. No início, o contato no SAC era apenas por telefone, porém, com o surgimento de novas tecnologias, ele precisou se expandir para outros meios de contato, evoluindo para o SAC 2.0, que passou a realizar atendimentos em meios digitais, como e-mail e redes sociais, além do já conhecido contato telefônico. 

Com novos canais de atendimento no SAC, a interatividade com o cliente ficou em evidência. Para se comunicar melhor com o cliente, foi preciso entender como é o seu comportamento. Assim, surgiu o SAC 3.0, com o objetivo de fidelizar os clientes através de  atendimentos personalizados, com o uso de tecnologias de automação. 

A tecnologia continua em constante transformação, assim como os hábitos dos clientes. Hoje, o SAC 4.0 une as características dos modelos anteriores, mas agora priorizando a experiência do cliente. Para isso, são utilizadas ferramentas tecnológicas que auxiliam no cruzamento de dados e na integração entre os canais de atendimento para gerar atendimentos mais ágeis e humanizados, deixando o cliente no centro do negócio.

Confira 5 formas de evoluir o seu Serviço de Atendimento ao Cliente implementando o SAC 4.0: 

sac-4.0
  1. Utilizar um sistema Omnichannel

O sistema omnichannel permite a integração entre todas as plataformas de comunicação, e é importante para centralizar os dados valiosos do cliente. Dessa forma, é mais fácil encontrar as informações dos clientes e agilizar os atendimentos, com resoluções mais assertivas em qualquer um dos meios de contato. Com um sistema omnichannel, é possível analisar todo o histórico do cliente e desenvolver atendimentos mais personalizados e realmente eficazes. 

  1. Utilizar ferramentas de automação

As ferramentas de automação otimizam a realização de tarefas repetitivas no sistema de atendimento ao cliente, promovendo mais agilidade e melhorias na estrutura do atendimento. Com ela, é possível atender às solicitações mais simples dos clientes, enquanto os atendentes se encarregam de resolver os problemas mais complexos.  

sac-4.0
  1. Utilizar ferramentas inteligentes

No SAC 4.0, os atendimentos devem ser ágeis e humanizados, o que é possível através da tecnologia inteligente. O uso da inteligência artificial no atendimento viabiliza atendimentos rápidos, eficientes e que podem ser moldados de acordo com o perfil de cada cliente, aprimorando a jornada de relacionamento com atendimentos cada vez mais personalizados e sem deixar a impressão de estar falando com robôs. 

  1. Utilizar banco de dados

Os dados são a base para todo o sistema de atendimento. Hoje, com tecnologias como o Big Data e a integração com CRM, é possível armazenar e analisar todos os dados dos clientes, tornando o banco de dados fundamental na tomada de decisão baseada nas preferências e necessidades dos clientes.  

  1. Presença nas redes sociais

Com a necessidade de ser multicanal e omnichannel, não podemos deixar de citar as redes sociais como parte importante para o SAC. Com a forte presença nas redes sociais, é possível se aproximar do consumidor e promover atendimentos naturais e mais acessíveis, o que viabiliza a fala do cliente e faz ele se sentir importante e ouvido pela marca, o que contribui para o customer experience

SAC 4.0 com a Proxis

sac-4.0

A Proxis é referência em soluções de atendimento ao cliente, com mais de 20 anos de experiência. Somos especialistas em acompanhamento da jornada do cliente e acompanhamento de pacientes por Telemedicina

Estamos preparados para oferecer o SAC 4.0 em sua empresa. Contamos com ferramentas e tecnologias como chatbots, CRM, omnichannel, automatização e telemedicina para proporcionar mais qualidade nos processos de nossos clientes e entregar uma experiência única para seus consumidores. 

Aqui, sua empresa poderá atuar de forma multicanal e omnichannel, com um atendimento feito por profissionais especializados em sua área de atuação. Usamos a tecnologia e as tendências do mercado para entregar os melhores resultados para sua empresa. Nossas soluções são pensadas para aumentar a satisfação do cliente, atendendo aos objetivos de empresas de qualquer porte ou segmento

Temos uma metodologia de atendimento completa para oferecer o melhor customer experience e atingir o customer success. Entre as nossas soluções estão a terceirização de call center, SAC, ouvidoria, telemarketing, contact center e muito mais. 

Nós acompanhamos toda a jornada de relacionamento com o cliente e, para isso, contamos com a ajuda da tecnologia e de empresas experientes, como a MakeITSimple, nossa parceira especialista na implementação do CRM Zendesk, uma plataforma CRM omnichannel completa, referência no mercado. .

Está pensando em evoluir seu SAC para o SAC 4.0? Entre em contato com nossa equipe de resolvedores e conheça todas as nossas soluções para sua empresa. Acompanhe nosso blog e não perca nenhuma das nossas novidades. Visite-nos também nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn. Esperamos sua visita, até a próxima!

Posts Relacionados

Help Desk vs Service Desk: qual a diferença?
Help Desk vs Service Desk: qual a diferença?

O setor de suporte ao cliente é uma área de extrema importância para todas as empresa e tem o objetivo de gerenciar chamados e resolver eventuais problemas que possam ocorrer, sejam internos e externos, ou de baixa e alta complexidade. Entre as principais ferramentas...

ler mais
Impactos da LGPD no contact center
Impactos da LGPD no contact center

No artigo de hoje, falaremos sobre os impactos da LGPD no Contact Center. A LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados, entrou em vigor em setembro de 2020, estabelecendo novos padrões para captação, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais, com o objetivo de...

ler mais
5 dicas para diminuir o backlog do seu SAC
5 dicas para diminuir o backlog do seu SAC

Backlog é o termo utilizado para definir o histórico de requisições, os logs, que estão acumuladas em um determinado período de tempo. Ele representa todas as solicitações que foram realizadas por clientes, os requerentes, e que estão em uma fila de espera para serem...

ler mais
Falar com Vendas
Precisa de Ajuda?
👋 Quer otimizar custos com Call Center, Telemarketing, Jornada do Paciente e Telemedicina? Fale com Vendas Agora 😉

Fazer Ligação
Enviar Currículo