Relacionamento com o cliente: 10 dicas para melhorá-lo

15/09/2021

Manter um bom relacionamento com o cliente é a melhor forma de impactar na sua fidelização. É preciso demonstrar o quanto o cliente é importante para a empresa, ouvir suas dores e necessidades para poder atender e até mesmo superar as expectativas do consumidor que busca a solução de um problema.

Quando o cliente está satisfeito com a experiência de compra, a tendência é que ele crie uma relação amigável com a empresa e se torne um propagador da marca. Ele dá preferência para as empresas que transmitem confiança, clareza nas informações, agilidade e resolução de problemas, colocando o atendimento ao cliente em primeiro plano.

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Portanto, investir em um bom sistema de atendimento é a melhor forma de manter um bom relacionamento com o cliente. Para mostrar o poder do atendimento na satisfação do cliente, trouxemos alguns exemplos de sucesso:

Nubank

O Nubank é um banco digital que conquistou o consumidor e em pouco tempo se tornou referência em atendimento. As principais estratégias usadas no serviço de atendimento ao consumidor do Nubank são o cuidado com o problema do cliente e a abordagem personalizada, que vai de acordo com o perfil do cliente. Outra característica é a inovação na resolução de um problema em casos específicos, enviando presentes aos clientes e um pedido de desculpas quando algo não saiu como o esperado.

Magazine Luiza

A Magazine Luiza busca valorizar a jornada do cliente e em 2018 desenvolveu um projeto para aumentar a satisfação do cliente com a integração de seus serviços, tornando mais fácil para o consumidor resolver problemas por conta própria, de forma rápida e intuitiva.

Nesses exemplos pudemos notar como o cuidado com as necessidades do consumidor faz toda a diferença na relação cliente-empresa. Continue lendo este artigo e saiba mais sobre os impactos do atendimento sobre o relacionamento com o cliente e nossas dicas para melhorá-lo!

Transforme seu atendimento através do acompanhamento da jornada do cliente

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A jornada do cliente inicia-se no primeiro contato do cliente com um serviço ou produto e passa por várias etapas até chegar na concretização da venda. É sem dúvidas um dos principais conceitos da área de marketing e vendas, que pode ser aplicado em qualquer empresa. A jornada do cliente representa todo o caminho que o cliente faz durante o processo de compra e qualquer deslize no meio do caminho pode fazer com que ele desista de fazer negócio.

Para não perder uma oportunidade, é muito importante que sua empresa crie estratégias que mantenham sempre o cliente satisfeito, o que chamamos de customer success. Desta forma, além da conversão, o resultado é um relacionamento com o cliente aprimorado, com mais chances de fidelização.

O atendimento ao cliente, portanto, deve levar em consideração a jornada do cliente, com foco em atender às suas expectativas e foco na sua experiência e satisfação, já que o atendimento está presente em todas as etapas da jornada do cliente.

Os benefícios da terceirização do call center

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A tecnologia vem desempenhando um papel fundamental na revolução do atendimento ao cliente. Com o surgimento de inovações tecnológicas que facilitam o dia-a-dia, o cliente tornou-se mais exigente, e dá preferência para soluções ágeis.

Para atender às exigências do consumidor da era digital, é preciso contar com parceiros experientes que lhe ajudarão a construir um bom relacionamento com o cliente, como é o caso das ferramentas tecnológicas e da terceirização do call center e contact center. Entre os benefícios que podemos citar estão:

  1. Recursos tecnológicos modernos e atualizados com as tendências do setor;
  1. Personalização do atendimento conforme as demandas da empresa e do cliente;
  1. Melhorias em retenção de clientes; 
  1. Aumento do nível de serviço;
  1. Equipe especializada em atendimento ao cliente no call center;
  1. Mais qualidade nos atendimentos realizados no call center;
  1. Redução de custos com estrutura física e tecnológica, contratação e capacitação;
  1. Disponibilidade 24/7;
  1. Agilidade e flexibilização em ajustes de escala de atendimento;

10. Implementação de metodologias eficientes para o setor de atendimento ao cliente.

10 dicas para melhorar o atendimento ao cliente

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Para ajudar sua empresa a criar um vínculo duradouro com o cliente, separamos 10 dicas que você pode implementar em seus processos para ter mais sucesso no atendimento ao cliente:

  1. Escute e resolva o problema do cliente com empatia;
  1. Ofereça atendimento personalizado e humanizado;
  1. Conheça seu cliente, seus hábitos e preferências;
  1. Alinhe sua abordagem conforme o perfil do cliente;
  1. Seja ágil e eficiente nos atendimentos;
  1. Seja multicanal e omnichannel e promova a integração de diversos meios de contato;
  1. Priorize a entrega de valor nas interações; 
  1. Escute a opinião do cliente através dos feedbacks;
  1. Antecipe-se aos problemas dos clientes; 
  1. A tecnologia tem muitas ferramentas úteis para o atendimento ao cliente, não deixe de utilizá-las!

Como vimos, melhorar seu relacionamento com o cliente é um processo que demanda foco das equipes, tecnologia e o desenvolvimento de estratégias voltadas para a cultura do cliente no centro do negócio. Vimos também que é possível ter ajuda profissional especializada em atendimento ao cliente para conquistar e fidelizar o cliente, com a garantia de estratégias realmente eficientes.

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Conheça as soluções da Proxis para deixar o consumidor cada vez mais próximo de sua marca. A Proxis é especialista no acompanhamento da jornada do cliente e acompanhamento de pacientes por Telemedicina. Oferecemos um sistema de atendimento moderno com as principais tendências do setor.

Nossas soluções tecnológicas contam com ferramentas como a automação, os chatbots e o sistema CRM, e são pensadas para oferecer a melhor experiência para seus clientes. Entre os nossos diferenciais está o conceito de call center boutique, em que uma equipe de profissionais qualificados em seu ramo de atuação fica responsável pelas demandas de atendimento de seu negócio.

Estamos há mais de 20 anos entregando soluções em atendimento personalizado para empresas dos mais variados segmentos e tamanhos. Entre em contato com nossa equipe de resolvedores e conheça nossas soluções. Siga nossa página no Instagram, Facebook e LinkedIn e não deixe de acompanhar nosso blog para mais artigos sobre as tendências do atendimento ao cliente. Esperamos sua visita, até a próxima!

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