Manter um bom relacionamento com o cliente é um fator relevante no sucesso de qualquer empresa. O cliente tem papel importante na instituição, bastando um comentário positivo para atrair mais consumidores ou um feedback negativo para manchar a imagem da empresa. Além disso, manter clientes antigos tem um custo muito menor do que conquistar novos clientes, portanto, aperfeiçoar o customer experience e investir em programas de fidelização de clientes são ótimas estratégias para o crescimento organizacional.
No artigo de hoje vamos conhecer algumas formas de construir um bom relacionamento com o consumidor e como os programas de fidelização de clientes impactam positivamente no customer experience.
Estratégias para fidelizar clientes
Fidelizar um cliente é uma grande vantagem pois o consumidor fiel pode se tornar um ótimo promotor para sua empresa. Quando o cliente está feliz com a experiência de compra, a tendência é ele voltar e fazer recomendações a familiares e amigos.
Entre as estratégias de retenção de clientes estão os programas de fidelização de clientes, que atuam no estreitamento do relacionamento entre a instituição e o consumidor. Separamos abaixo algumas estratégias excelentes para nutrir clientes:
Sistema de pontuação e recompensa: Um dos programas de fidelização de clientes mais comuns, o sistema de pontuação pretende incentivar compras em larga escala e consiste em oferecer benefícios ou prêmios ao cliente de acordo com seus pontos, que aumentam conforme ele consome mais.
O programa pode ser feito no esquema de coalizão, que conta com a participação de várias empresas. Para ser efetivo e estimular a adesão do consumidor, o programa deve ser de fácil compreensão.
Programa de membros (ou pago): Esse programa funciona mediante pagamento de uma taxa, que pode ser única, mensal ou anual e oferece alguma vantagem exclusiva para os membros. É uma ótima opção para fidelizar os clientes que estão sempre comprando.
O Amazon Prime é um exemplo de case de sucesso, que recompensa seus membros com acesso grátis aos seus serviços e frete grátis em algumas entregas.
Gamificação: Os jogos podem ser incorporados a um programa de relacionamento já existente e é uma maneira divertida de reter clientes. A estratégia utiliza dos jogos para oferecer recompensas ao consumidor, sendo uma ótima forma de divulgação e engajamento dos usuários do programa.
O uso da tecnologia na fidelização de clientes
Para que sejam realmente eficazes, os programas de fidelização de clientes devem considerar as necessidades do consumidor e estar de acordo com os valores da sua instituição. As ferramentas tecnológicas criadas para o desenvolvimento de um bom relacionamento com o cliente funcionam como uma fonte confiável para conhecer o cliente e oferecer a ele o que ele precisa.
Poder contar com uma empresa especializada no relacionamento com o cliente traz vários benefícios. Com a Proxis, você tem acesso às mais novas tecnologias, contando com diversas soluções para destacar o atendimento ao cliente da sua empresa.
Entre as nossas soluções estão os serviços de terceirização de telemarketing, SAC, contact center, call center entre outros, com tecnologias pensadas para as necessidades do cliente, visando o melhor customer experience que ele já teve. Nossa metodologia inclui estratégias como:
CRM. Uma gestão de relacionamento com o cliente eficiente torna sua empresa capaz de acompanhar os clientes atuais e os leads, tornando mais fácil reter e conquistar novos clientes. O CRM consiste em uma ferramenta para gerenciar as interações entre cliente e empresa, analisando cada etapa da jornada do cliente para ajudar a entender onde melhorar. Colabora para o desenvolvimento de novas ideias, simplificando os processos de atendimento para que sua empresa crie novas estratégias, contribuindo para o desenvolvimento de programas de fidelização de clientes.
Help Desk. O atendimento com Help Desk é capaz de centralizar os chamados de diversos canais em um lugar só. Aliado ao sistema CRM, organiza os dados dos clientes, otimizando as interações entre a equipe de suporte e o consumidor, para gerar mais satisfação para o cliente quando ele precisar entrar em contato.
Atendimento automatizado. O atendimento automatizado tem como características a alta disponibilidade e personalização, excelente para aumentar a satisfação do cliente. Com o uso dos chatbots e da inteligência artificial, sua empresa consegue personalizar o atendimento a partir do perfil do seu consumidor com um suporte 24 horas. Os chatbots tem várias finalidades e podem ser usados também como agentes virtuais, tirando dúvidas, resolvendo pequenos problemas e ajudando o cliente no que ele precisar.
Telemedicina. A área da saúde também está amparada pela tecnologia, a exemplo da telemedicina que atua como forma de apoio à medicina tradicional. A telemedicina permite o contato entre profissionais da saúde e pacientes à distância, por meio de uma plataforma digital, onde podem ser realizadas consultas via videoconferência, envio de laudos, exames e diagnósticos. Todos os procedimentos são realizados por enfermeiros e médicos das mais variadas especialidades.
Programa de Relacionamento e Benefícios. Os programas de relacionamento promovem a sua marca por meio de descontos, prêmios, entre outras vantagens para o cliente. É indicado para qualquer segmento, até mesmo o setor de saúde, e permite personalizar campanhas de acordo com o perfil do consumidor.
A Proxis possui mais de 20 anos de experiência e é referência em jornada de relacionamento com o cliente. Nós oferecemos as melhores tecnologias e somos especialistas em autoatendimento. Nossa equipe é preparada para oferecer o atendimento omnichannel em sua empresa, com profissionais especializados em sua área de atuação.
Contamos com parceiros especializados e experientes no ramo para entregar o melhor Customer Experience para seus clientes. Cuidamos de todas as etapas da jornada do cliente, incluindo o CRM, através da MakeITSimple, empresa parceira com excelência na implementação da plataforma CRM Zendesk.
Nossa metodologia de atendimento é completa para conquistar a satisfação do cliente. Entre em contato com nossa equipe de resolvedores e conheça nossas soluções de atendimento para SAC, telemarketing, contact center, call center e muito mais. Nós temos a solução ideal para os objetivos de negócio de sua empresa, não importa o segmento.
Continue acompanhando as novidades em nosso blog e nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn. Até logo!