Em tempos de pandemia, o que antes era utilizado como rede social em forma de comunicação privada, para assuntos pessoais e até profissionais, hoje integra um dos meios mais eficientes para a comunicação entre empresa e cliente: o atendimento via WhatsApp.
Na constante necessidade do mundo em se adaptar aos novos meios de comunicação, as empresas passaram a utilizar este meio como forma de comunicação com o cliente e o aumento do atendimento via WhatsApp vem se tornando cada dia mais comum e ocupando cada dia mais um lugar de destaque por sua facilidade em disponibilizar uma comunicação rápida.
Na conversa de hoje falaremos sobre quais são os tipos de whatsapp existentes, quais são as vantagens de contar com um call center com atendimento via whatsapp na empresa, como implementar essa modalidade de call center e quais são as melhores práticas para fornecer um melhor atendimento via whatsapp. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!
Quais são os tipos de Whatsapp? Qual a diferença entre eles?
Quanto mais aprimoramento por parte das empresas no atendimento via WhatsApp, maior será o resultado em disponibilizar informações com facilidade e comodidade no dia a dia do cliente, trazendo o resultado em forma de facilidade para os dois lados.
Contudo, é necessário saber que há tipos especiais de Whatsapp para empresas. Ou seja, não basta simplesmente utilizar o Whatsapp comum para o seu negócio, visto que existem duas versões, criadas especialmente para empresas: o Whatsapp Business e o Whatsapp Enterprise. Confira a seguir como ambos funcionam:
WhatsApp Business: Tem como público alvo as empresas de pequeno porte, como lojas, consultórios médicos e etc. Essas empresas, por possuírem menores demandas de mensagens, podem designar apenas um colaborador para efetuar o trabalho tranquilamente.
WhatsApp Enterprise: É voltado para as grandes marcas, como sites, e-commerce, empresas aéreas, bancos e etc. Esta modalidade de Whatsapp conta com ferramentas essenciais para aprimorar o atendimento em massa.
Além da enorme facilidade na comunicação, a plataforma Enterprise quando programada disponibiliza dados e relatórios importantes, que por sua vez trazem informações sobre o atendimento da empresa.
Esta forma de aprimoramento de atendimento via WhatsApp aliado ao call center, mostra que os poderes de comunicação que os dois exercem podem aumentar a captação de leads da sua empresa e, consequentemente, os lucros!
Quais são as vantagens de contar com um atendimento de call center via Whatsapp?
O call center, já acostumado a trabalhar com grande concentração de chamadas efetuadas e recebidas (hoje possíveis por ligações via internet, graças aos novos sistemas tecnológicos) ao se aliar ao WhatsApp, dispõe de uma grande ferramenta para captação e atendimentos de clientes e empresas.
As vantagens e recursos vão desde inúmeras ferramentas para personalização de mensagens, proximidade com o cliente até a popularidade do aplicativo, entre outros pontos importantes que fazem a diferença.
Conheça os principais diferenciais:
Facilidade de uso e popularidade no dia a dia da empresa e cliente: Uma empresa de grande porte comumente necessita de vários atendentes, porém o serviço de atendimento via WhatsApp utiliza apenas um sistema integrado que trabalha diretamente com a API do WhatsApp Enterprise em um atendimento, ao invés de muitos atendentes.
O uso rotineiro do aplicativo por parte do cliente permite que ele se comunique rapidamente com a empresa em questão, dada a familiaridade com o Whatsapp, que é altamente difundido em nosso país.
A popularidade do aplicativo é fator determinante para a empresa, que se aproxima mais do consumidor ao estar presente no dia a dia do cliente através da plataforma.
Multifuncionalidade e menor custo: O call center via WhatsApp reduz a necessidade de um grande número de atendentes. Com seu sistema integrado, é feita a utilização de mensagens de texto, que facilita e apresenta um alicerce de baixo custo.
Diferente da comunicação por telefone, a multifuncionalidade do WhatsApp por ser possibilita a comunicação de variadas formas, pois além de ligações, ele também trabalha com mensagens de texto, voz e vídeo.
Agilidade e Acompanhamento: A agilidade é garantida em um sistema integrado, o que é uma grande vantagem, pois é possível programar desde mensagens básicas como outras mais importantes de acordo com situações variadas.
O uso do WhatsApp no call center permite um atendimento personalizado por parte da sua empresa, possibilitando que seu cliente seja respondido imediatamente e preparado para uma conversa direta com um atendente, que pode estar simultaneamente em outro atendimento.
Como implementar o atendimento de call center via whatsapp?
Por permitir várias formas de interagir com o cliente, o WhatsApp para call center é um diferencial no atendimento de empresas com grandes e pequenas demandas.
Para colocar o sistema de contact center via WhatsApp em prática, são essenciais as dicas abaixo:
1 – Escolha a versão de acordo com a necessidade de sua empresa: Utilize a versão Business, essa versão que atende empresas em especial de pequeno porte.
Empresas de grande porte que possuem volumes maiores em chamadas é indicada a versão Enterprise (ou Business API) com outras ferramentas que aprimoram o atendimento em massa
Ambas formam um perfil profissional que será um diferencial no atendimento.
2 – Providencie um número de telefone voltado exclusivamente a assuntos da empresa: Desta forma, você poderá deixar este perfil para os assuntos profissionais voltado apenas para os seus negócios.
3 – Mantenha a organização de contatos dos clientes por etiquetas: Essencial para não perder respostas. Separar cada item de assuntos importantes como: pedido, pagamento e etc. com estas, irá facilitar muito o seu atendimento.
4 – Adote boas práticas de atendimento ao cliente: Um bom atendimento de call center via WhatsApp deve sempre acompanhar boas práticas de atendimento ao cliente, o que envolve desde horários de funcionamento até resolução das dúvidas.
5 – Clareza e profissionalismo: Estes fatores são de extrema importância, pois além de dar abertura ao cliente, conferem autonomia para que o cliente entre em contato sempre que necessário, com a certeza de uma resposta rápida e objetiva, além da resolução de seus problemas.
6 – Agilidade nas respostas: Por último mas não menos importante, a agilidade nas respostas ao cliente é essencial para garantir a satisfação do consumidor. Deixar seus clientes esperando por muito tempo causa uma péssima impressão.
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