O período de Black Friday é uma excelente oportunidade para as empresas alavancarem suas vendas. No entanto, apenas promoções e ofertas não são o suficiente para conquistar os corações dos consumidores. A experiência do cliente na Black Friday também é determinante para quem deseja atrair e até fidelizar novos clientes.
Afinal, de nada adianta um bom desconto, se você não oferecer um atendimento personalizado e um suporte de qualidade.
O atendimento diferenciado é a chave para garantir a satisfação do cliente nesta data. Isso porque, com o comércio aquecido e a alta demanda, o processo de venda fica mais suscetível a falhas, que podem ser facilmente reduzidas com um bom planejamento e uma equipe preparada.
Quer aproveitar as oportunidades da data? Então confira algumas dicas para melhorar a experiência do cliente na Black Friday.
Descubra como melhorar a experiência do cliente na Black Friday
Existem estratégias que fazem toda a diferença na hora de entregar uma boa experiência do cliente na Black Friday. Agora, nós te apresentamos 5 delas:
Crie ofertas relevantes para o cliente
O preço não precisa ser o seu único ponto de atração na Black Friday. Para melhorar o atendimento, você pode oferecer outros benefícios, como frete grátis, cartão fidelidade, descontos em vendas adicionais, etc. Isso pode até se estender ao pós-venda, oferecendo uma garantia estendida ou assistência especializada.
Mas atenção: ao divulgar a oferta, certifique-se de que você está prometendo apenas aquilo que a sua empresa pode cumprir.
Divulgue suas ações com antecedência
Com diversas empresas sobrecarregando o seu cliente de ofertas, você precisa investir em uma divulgação eficiente e antecipada. Assim, quando a tão esperada data chegar, o consumidor já estará ciente da sua promessa, o que é indispensável para que ela não fique ofuscada pelos anúncios dos concorrentes.
Prepare a equipe de atendimento ao cliente
Clientes que não passam por uma boa experiência de compra tendem a não fechar negócios com a mesma empresa novamente. Portanto, seja no estabelecimento físico ou no ambiente online, prepare a sua equipe para atender ao público de maneira atenciosa, prestativa e humanizada.
Tenha atenção máxima nas redes sociais
Tanto para a divulgação das suas ações quanto para tirar dúvidas dos clientes, o contato pelas redes sociais é fundamental. Nesses canais, que são onde o cliente está constantemente presente, ter um atendimento personalizado permite a proximidade com ele, aumentando as chances de retenção.
Aposte na otimização do pós-venda
O pós-venda é uma das partes mais importantes na experiência do cliente. É nesse momento em que ele está em contato com o produto ou serviço que adquiriu, usufruindo do mesmo. Então, você precisa estar disponível para prestar a ele uma assistência de qualidade, independente do motivo pelo qual ele entrar em contato.
Se a sua assistência nesta etapa atender ou superar as expectativas do consumidor, as chances de fidelizá-lo são grandes. O que consequentemente representa uma vantagem competitiva para a sua empresa.
Você sabe como realizar o pós-venda? Confira as melhores práticas:
Como otimizar o atendimento ao cliente no pós-venda?
Primeiramente, tenha em mente que não é só porque o cliente já concluiu a compra que o seu relacionamento com ele está finalizado. Deixar o cliente de lado após a venda é uma falha que a sua empresa não pode cometer.
Na verdade, é justamente nesse momento em que os laços devem ser fortalecidos. Com o aumento das vendas na Black Friday, é inevitável que haja também um aumento do número de clientes entrando em contato com a sua empresa. Então, você precisa ter um call center bem estruturado para atender a essas chamadas no pós-venda.
Seja para entender uma insatisfação ou para prestar suporte em caso de defeitos, o seu time de atendimento precisa ouvir o consumidor. Essa prática, além de demonstrar que a sua empresa se importa, ainda permite a identificação e redução de problemas.
Vale lembrar que não basta apenas ouvir. Caso haja reclamações, o ideal é se colocar no lugar do consumidor, tratando-o com empatia e buscando reverter sua insatisfação.
E mesmo que o consumidor não procure a sua empresa para solicitar um suporte, entre em contato com ele. Proporcione um espaço para ele enviar feedbacks e ofereça soluções adicionais por e-mail ou mensagem. Além disso, em ocasiões especiais, como aniversários, crie ações para demonstrar que você se lembrou dessa data importante.
Resumindo, o foco da sua equipe de atendimento no pós-venda é apenas um: oferecer uma experiência positiva ao cliente.
Prepare seu atendimento para a Black Friday
Como você pode ver, a experiência e a satisfação do cliente são a chave para o sucesso da sua empresa. Portanto, na Black Friday e em demais datas comemorativas que aquecem o comércio, invista na otimização do atendimento, principalmente no pós-venda.
Nesse ponto, um call center bem estruturado já possibilita que seu negócio atenda a alta demanda de ligações sem complicações.
Para a boa estruturação dessa Central de Atendimento, é preciso se atentar a dois pontos principais: as tecnologias e os profissionais qualificados para atender ao público.
Caso a sua empresa não possua a mão de obra para suportar o volume de chamadas em períodos como este, não se preocupe. A terceirização de call center é a solução para o seu problema.
A terceirização de call center e contact center é extremamente vantajosa, pois disponibiliza os profissionais e ferramentas mais capacitados para otimizar a Central de Atendimento.
A Proxis está aqui para entregar uma terceirização especializada, com base na sua necessidade. Com mais de 20 anos de experiência no segmento de atendimento ao cliente, temos uma solução completa para te ajudar a garantir a melhor experiência do cliente na Black Friday.
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