Programa de Suporte ao Paciente: como funciona?

O PSP é aplicável para pacientes com doenças genéticas e doenças não transmissíveis, ou seja, as doenças que foram adquiridas. Doenças raras, câncer e doenças imunológicas são doenças genéticas, todas são de diagnósticos conclusivos difíceis e comorbidades importantes. Se não forem tratadas a mortalidade é alta, ou seja, o suporte se faz necessário em todas as fases, no diagnóstico, para reduzir o tempo de diagnóstico e o tratamento, além da terapêutica, que requer muitos cuidados, por isso a equipe multidisciplinar faz toda a diferença. 

Por exemplo, faz toda diferença oferecer apoio psicológico ao paciente com câncer e seus familiares, ou o serviço do fisioterapeuta ao paciente de artrite reumatoide e assim por diante, ou mesmo a enfermeira para orientar quanto o seguimento da prescrição médica. Por incrível que pareça, até o paciente de uma condição especial como o câncer, sentindo a melhora ou grandes dificuldades, tende a descontinuar o tratamento, é nessa fase que o PSP trabalha a questão do engajamento.

Para mudar esse cenário, é preciso engajar o paciente e mantê-lo sempre informado sobre a importância da prevenção e de realizar os tratamentos até o fim. Essa missão é possível com o acompanhamento da rotina do paciente e a avaliação de suas necessidades para encontrar a melhor maneira de informá-lo sobre os benefícios da saúde.

O avanço da tecnologia criou mudanças na forma como a informação é transmitida e acessada, portanto, ela deve ser uma aliada também quando o assunto é saúde. A tecnologia não substitui os serviços especializados, o sucesso está na combinação da alta tecnologia com os serviços da equipe multidisciplinar. Ela visa facilitar o acesso do paciente na hora de agendar um exame, fazer seu cadastro, dentre outras solicitações, por meio dos canais de sua conveniência (WhatsApp, e-mail, chat etc.), e ao mesmo tempo, esse paciente pode acessar um profissional quando precisar. Um atendimento personalizado, de acordo com as necessidades individuais e que ofereça informações relevantes sobre a saúde do paciente é possível com o Programa de Suporte ao Paciente (PSP)

Plataforma completa com acompanhamento médico personalizado 

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O Programa de Suporte ao Paciente (PSP) é um canal de relacionamento desenvolvido para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, oferecendo suporte 24 horas e serviços de promoção à saúde.

O PSP é uma plataforma completa que faz parte da jornada do paciente. Com ele, identificamos a fase que o paciente está e qual seu respectivo perfil, para que cada um receba a informação que precisa, na hora certa e pelo canal de sua preferência, fazendo com que cada paciente sinta que está recebendo um atendimento único e tenha uma melhor absorção da mensagem e consequente adesão.

O PSP faz o acompanhamento completo e contempla todas as etapas do tratamento:

  1. Diagnóstico: identificação de sintomas e orientações sobre tratamentos e médicos que devem procurar, além de poder oferecer realização de exames conclusivos, solicitados pelos seus médicos, quando subsidiados por alguma indústria farmacêutica.
  1. Acesso: esclarecimentos sobre acesso ao tratamento, como custos, onde encontrar e como adquirir, quando estivermos falando de produtos de alto custo.
  2. Início do tratamento: auxílio especializado sobre o produto prescrito pelo médico, como utilizar e aplicar, quando for o caso.
  3. Engajamento: promove a conscientização do quadro clínico e a importância da melhoria da qualidade de vida.  

Para isso, o programa conta com suporte especializado de profissionais da saúde, como enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, dentre as mais variadas especialidades. Assim, é possível orientar e acompanhar o paciente na utilização adequada dos medicamentos prescritos, auxiliá-lo a entender seu quadro de saúde e quais cuidados devem ser tomados, além de recomendar periodicamente a realização de exames e práticas saudáveis como exercícios físicos e mudança nos hábitos alimentares. 

Os impactos positivos do Programa de Suporte ao Paciente

O PSP proporciona atendimento personalizado e com especialistas para ajudar o paciente fisicamente e psicologicamente, estreitando o relacionamento com ele, permitindo que ele entenda sua condição e esteja engajado ao tratamento. 

O uso da tecnologia pode tornar a experiência mais atraente para o paciente, com interações visuais, contato humanizado e otimização da jornada do paciente.

Ter um PSP bem desenvolvido também permite à indústria farmacêutica definir estratégias eficazes de suporte ao paciente para melhorar suas condições de saúde. O PSP viabiliza a gestão completa de cada paciente, proporciona o diagnóstico precoce, reduz o índice de drop out e aumenta o nível de adesão.

A relação do PSP com a tecnologia

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A tecnologia desempenha um papel importante na saúde que, com o uso de canais digitais, facilita a transmissão das informações sobre e para cada paciente. O uso desses recursos configuram o conceito de saúde 4.0, que integra uma série de tecnologias em benefício da saúde, como veremos logo abaixo:

Internet das Coisas (IoT)

O termo é usado para descrever objetos inteligentes. Esses objetos são conectados à internet e também são capazes de fornecer dados do paciente. Um objeto inteligente pode, por exemplo, informar a frequência com que uma pessoa faz atividades físicas para que no PSP ela tenha um suporte baseado nessa rotina. 

Chatbot e inteligência artificial 

O chatbot é uma tecnologia de automação que permite a interação com o paciente 24 horas por dia, 7 dias por semana, por chat e de forma instantânea. No chatbot, os robôs são programados para atender às solicitações dos pacientes utilizando uma linguagem próxima a ele. Por meio dessa tecnologia, é possível agendar consultas e saber onde comprar medicamentos, por exemplo. A inteligência artificial permite um contato dinâmico, simulando o contato humano e melhorando a experiência do paciente para aumentar seu engajamento. 

Integração dos canais de comunicação

A tecnologia omnichannel faz a integração dos diversos canais de comunicação na área da saúde para otimizar a jornada do paciente. Com a integração dos canais oferecidos pelo serviço de saúde como e-mail, telefone, WhatsApp e chat, o atendimento gera mais satisfação ao cliente por ser muito mais ágil.

Tenha os benefícios do Programa de Suporte ao Paciente

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A Proxis possui as soluções completas e ideais para a saúde, sendo especialista na Jornada do Paciente, que inclui o Programa de Suporte ao Paciente e o Programa de Benefícios em Medicamentos, os quais oferecem suporte na otimização de custos na área da saúde para hospitais, clinicas, plano de saúde e laboratórios clínicos. Temos mais de 20 anos de know-how, com serviços de atendimento e promoção da saúde. Nossa metodologia de atendimento é completa e conta com uma plataforma CRM omnichannel e equipe especializada na área da saúde, oferecendo o conceito de saúde 4.0 com serviços diferenciados de healthcare.
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