Chatbot para instituições de saúde: como pode ser útil?

Conteúdo validado por Ron Seagull, CEO da Proxismed.

A comunicação em um atendimento ao cliente ou paciente é essencial para conseguir ter uma jornada de relacionamento de sucesso. Nesse cenário, com o avanço da tecnologia, surgiram várias ferramentas novas que agilizam e otimizam a relação. Uma delas é o chatbot.

O que é o chatbot?

Um chatbot é um software equipado com inteligência artificial capaz de conversar com um usuário por texto ou áudio. Segundo a Chatbots Magazine, nele é possível interagir por meio de uma interface de bate-papo em tempo real, tendo experiências que tanto podem ser mais sérias quanto mais divertidas.

Hoje, pesquisas indicam que 65% dos consumidores preferem ser atendidos por um chatbot que resolva o que ele deseja, em vez de ter que aguardar em uma fila de espera. Além disso, 23% dos potenciais clientes desistem de realizar a compra se o canal estiver ocupado.

E como isso funciona no setor de saúde?

Ninguém gosta de esperar. Com a correria da vida moderna, as pessoas querem cada vez mais algo prático, rápido e que resolva seu problema. Portanto, agendar uma consulta ou comprar um medicamento, por exemplo, são atitudes que o paciente gosta de realizar de forma assertiva e ágil.

Um chatbot de atendimento e marketing funciona muito bem nesse contexto. Ele cria um ambiente de conversação no qual é possível mostrar a personalidade da marca e também ser acessível para o usuário sempre que ele precisar. Por isso, é importante para farmacêuticas, hospitais, operadoras de saúde, clínicas, entre outras instituições.

Além disso, a empresa HIT Consultant explica que os chatbots para a área da saúde podem ser divididos em três perfis de contato com o paciente, estabelecidos com base na sua funcionalidade: cuidador, conselheiro ou funcionário.

Ao criar um ambiente de conversação acolhedor e que proporciona uma sensação de segurança, o paciente é incentivado a falar sobre sua saúde. Uma vez que os problemas de cada paciente são diferentes e as respostas devem ser adaptadas de acordo com cada perfil, essa empatia e gentileza é extremamente importante em um contexto médico.

Funções e vantagens do chatbot na saúde

Agora que você já entendeu o que é o chatbot e como ele pode funcionar em instituições de saúde. Veja de forma objetiva o que ele pode oferecer para sua empresa:

  • Atendimento ao cliente personalizado e 24×7;
  • Alcance ilimitado;
  • Aumento da adesão;
  • Redução do dropout;
  • Automação de procedimentos;
  • Fortalecimento da marca;
  • Engajamento do cliente;
  • Redução de erros humanos;
  • Redução de custos.

Essa comunicação com chatbot leva a uma grande experiência do usuário, o que se reflete em taxas de conversão maiores. Tem interesse em saber mais detalhes sobre essa ferramenta e criar um chatbot para sua empresa? Entre em contato conosco que te ajudaremos!

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