A relevância do Retail Media no varejo digital se torna cada vez mais nítida. Nos Estados Unidos, essa mídia se tornou um dos canais de publicidade mais utilizados. As previsões indicam que esse tipo de mídia irá movimentar mais de U$ 30 bilhões no mercado interno americano e U$ 100 bilhões a nível mundial até 2024.
Com esses números, a incorporação de estratégias de retail media é, inegavelmente, uma tendência a ser seguida. Contudo, é possível tornar essa estratégia ainda mais eficiente quando alinhada às táticas de aprimoramento no atendimento ao cliente. A fim de explicar como alinhar essas duas estratégias pode ser positivo para o seu negócio, na conversa de hoje abordaremos a relação entre retail media e atendimento ao cliente. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!
O que é Retail Media? Qual o segredo do sucesso dessa estratégia no varejo digital?
O Retail Media é uma estratégia de marketing que permite que as marcas publiquem os seus anúncios dentro de e-commerces e marketplaces. Um exemplo muito conhecido no Brasil é o Mercado Ads. Trata-se de uma unidade de negócios do Mercado Livre dedicada ao desenvolvimento e comercialização de soluções publicitárias, como e-commerce e Retail Media, para que marcas e negócios impulsionem suas campanhas e aumentem suas vendas.
Esses espaços podem ser utilizados para a promoção de ofertas especiais, produtos específicos ou simplesmente para aumentar a visibilidade da sua marca.
O varejo digital se interessa por essa estratégia porque ela permite que o varejista diversifique suas fontes de receita, além de melhorar a experiência do cliente ao oferecer anúncios relevantes e direcionados.
Mas qual a diferença desse tipo de anúncio para os Ads como o do Google? O grande diferencial está na origem dos dados. Isto porque os dados usados para a segmentação das ofertas são fornecidos diretamente pelo próprio varejista, em vez de plataformas de publicidade terceiras.
A estratégia funciona da seguinte forma: a marca anunciante paga ao varejista para incluir seus produtos e anúncios na plataforma. O varejista, que já possui informações sobre os compradores, as utiliza para segmentar os anúncios, direcionando-os ao público-alvo certo. Desta forma, é possível garantir que a campanha da marca seja direcionada de maneira eficiente, aumentando assim suas chances de sucesso.
Além disso, tendo em vista que as informações coletadas são de pessoas que já possuem conta no site da plataforma de vendas e já deram seu consentimento para o uso de dados, você não terá de se preocupar com questões relacionadas à LGPD!
Qual a importância de alinhar o Retail Media ao atendimento ao cliente?
A experiência do consumidor é o ponto central do retail media. Qualquer marca capaz de proporcionar uma jornada de compra fluida e personalizada obtém uma grande vantagem competitiva. Ao oferecer uma segmentação tão direta, a chance de o consumidor ser positivamente impactado é muito maior.
Para maximizar suas chances de converter esse lead, é necessário que a sua marca tenha um atendimento multicanal, omnichannel e de qualidade. Um atendimento multicanal e omnichannel é aquele que atende em todos os canais, como redes sociais, e-mail, telefone e chat, ao mesmo tempo em que integra todos esses meios de atendimento. Isto é, o atendente possui as informações de cada canal, podendo cruzá-las para fornecer um atendimento muito mais eficaz!
Ao integrar os diferentes canais de vendas, a sua marca oferece conveniência, consistência e personalização em cada interação com o cliente, criando uma relação mais duradoura e significativa.
Utilizar o retail media em conjunto com estratégias de bom atendimento ao cliente permite que as marcas se adaptem rapidamente às mudanças nas preferências e comportamentos do consumidor, garantindo que permaneçam relevantes e competitivas em um mercado em constante evolução. Ao investir na integração de canais e tecnologias, as marcas podem se posicionar como líderes inovadores e conquistar a fidelidade dos clientes, gerando resultados positivos para o negócio a longo prazo.
Mas qual a importância de fornecer um atendimento multicanal e omnichannel ao cliente como tática de aprimoramento do customer experience? Simples! Conciliar o retail media a um atendimento multicanal e omnichannel aumenta a fidelidade do cliente e a melhoria da eficiência operacional. Ao integrar os diferentes canais de vendas, a sua marca obtém uma visão mais abrangente do comportamento do consumidor e pode adaptar suas estratégias de marketing e vendas de acordo. Além de aprimorar o customer experience, isso também impulsiona as vendas e a rentabilidade do seu negócio.
Como alinhar o retail media às minhas estratégias de atendimento ao cliente?
Para que as estratégias estejam alinhadas, o principal fator é o treinamento da equipe de atendimento. Uma equipe bem treinada é capaz de reconhecer oportunidades e agir de forma proativa. Com isso, a sua marca tira o maior proveito possível do retail media, maximizando as vendas e obtendo maior sucesso na experiência do cliente de forma simultânea!
Para garantir o sucesso dessa operação, é necessário contar com um call center muito bem treinado e que seja experiente na captação e tratamento de leads provenientes das estratégias de retail media.
Neste cenário, a Proxis, com o lema “Atende e Vende” oferece um serviço sempre voltado para a geração e aproveitamento máximo de oportunidades como as geradas pelas estratégias de retail media.
A Proxis é uma empresa especializada em oferecer um atendimento personalizado, com um time de resolvedores capacitados que possuem as melhores ferramentas de atendimento ao cliente. Temos mais de 20 anos de experiência e uma metodologia focada em garantir a melhor experiência do consumidor.
Além disso, a Proxis faz atendimentos tanto B2B quanto B2B2C de forma Multicanal e Omnichannel, isto é, em todos os canais, como Telefone, WhatsApp, Redes Sociais, Chat, E-mail e mais.
Entre em contato com nossa equipe e conheça os diferenciais que podemos proporcionar à sua empresa!
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