Qual a diferença entre a prospecção ativa e passiva de clientes?

A prospecção de clientes, isto é, a atração de leads, é essencial para o crescimento e sucesso das empresas. No entanto, é importante lembrar que existem duas formas de despertar a atenção dos seus leads: prospecção ativa e prospecção passiva. Saber quando e como utilizar a prospecção ativa e passiva de clientes é fundamental para alinhar as suas estratégias de prospecção às metas de negócio.

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Por isso, na conversa de hoje nos aprofundaremos mais nos conceitos de prospecção ativa e passiva e quando utilizar cada uma a favor da sua empresa. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

O que é prospecção ativa de clientes? Quais os pontos positivos e negativos dessa estratégia?

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Prospecção ativa é quando os seus vendedores entram em contato com os leads, proporcionando uma ponte direta para que eles conheçam a sua empresa. Ou seja, em vez de esperar que um possível comprador veja as suas propagandas e se interesse, o representante da empresa aborda o cliente, apresentando uma proposta.

Esse método não é novidade, afinal, no meio offline ele era realizado através das famosas visitas porta a porta, ligações telefônicas, publicidade em rádio e TV, etc. No entanto, com a chegada dos meios digitais, os seus vendedores precisam se modernizar, pois agora é possível entrar em contato com o seu público-alvo diretamente pelas redes sociais e e-mail.

Os principais pontos positivos dessa estratégia são:

1 – Agilidade no retorno do investimento (ROI): Na prospecção ativa, os resultados tendem a ser mais rápidos, afinal, a procura por clientes é feita de forma direta. Quando o vendedor conversa com o possível comprador, as chances de convertê-lo em um possível lead são bem maiores.

2 – Maior controle da boca do funil: Na prospecção ativa, o controle sobre o número de clientes potenciais que entram mensalmente em seu funil é mais direto. 

A gestão fica nas mãos do líder do time comercial e depende do controle operacional de seus colaboradores. Aqui, a engenharia reversa pode ser uma ótima forma de compreender esses clientes.

3 – Facilidade em personalizar a abordagem: Na prospecção ativa há mais controle sobre o processo de vendas. Isso permite que a sua equipe direcione as estratégias de forma segmentada a cada público e personalize a abordagem de acordo com as características do cliente.

Por outro lado, há alguns pontos negativos, tais como:

1 – Agressividade: Quando não é executada adequadamente, a prospecção ativa pode ser agressiva ao cliente. Isso ocorre porque, muitas vezes, o contato não é solicitado e o consumidor sequer está procurando uma solução. Desta forma, é essencial que você conheça o seu público alvo e prepare uma estratégia adequada a fim de maximizar as chances de sucesso.

2 – Dificuldades de escalabilidade: A prospecção ativa exige mais investimentos financeiros e mais tempo da equipe para reestruturar a estratégia de acordo com o público alvo sem perder a velocidade de alcance.

O que é prospecção passiva de clientes? Como funciona?

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Diferentemente da prospecção ativa, a prospecção passiva é uma forma de atração indireta de leads. Nela, o possível cliente toma conhecimento da sua empresa ou produto ao procurar pela solução de alguma dor específica. Ou seja, é o prospect que toma a iniciativa do contato, e não a empresa.

As ferramentas mais utilizadas na prospecção passiva são as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e os links patrocinados via Google Ads, Facebook, Linkedin, entre outras plataformas.

No entanto, esperar que o cliente tome a iniciativa de procurar por você não significa que a sua empresa possa se dar ao luxo de ficar de braços cruzados. Algumas estratégias podem aumentar a visibilidade do seu negócio, aumentando as chances do cliente ir até você, tais como:

  • Distribuir e-books; 
  • Divulgação nas redes sociais
  • Receber e divulgar feedbacks positivos de consumidores; 
  • Publicar artigos em blogs;
  • Inserir propagandas em sites diversificados.

Os principais pontos positivos dessa estratégia são:

1 – Menos agressividade: Como o contato não é feito através de uma interrupção, as pessoas tendem a ser mais abertas para ver ou escutar sobre o produto, afinal, elas estão procurando por uma solução capaz de resolver sua dor.

Isso significa que quando o potencial cliente procura pela sua empresa, as chances de recusa da oferta são consideravelmente menores.

2 – Melhor escalabilidade: Na prospecção passiva, o aumento do número de clientes potenciais não é necessariamente proporcional ao aumento de investimento monetário. 

Tendo em vista que a prospecção não é feita através de pessoas e sim por meios digitais, é possível atingir muitas pessoas de diferentes tipos. Ou seja, é um processo escalável.

3 – Facilidade em vender: Na prospecção passiva, não é necessário gastar muito tempo mostrando para o seu cliente como a sua solução é importante e pode ajudá-lo. Ele já sabe disso e está disposto a pagar para solucionar o seu problema. Basta que a sua equipe de vendas saiba cativá-lo!

No entanto, a prospecção passiva possui algumas desvantagens, tais como:

1 – Demanda mais tempo para obter o ROI: A prospecção passiva está ligada à construção de autoridade da sua marca na internet, e isso leva tempo.

Depois de um tempo, este processo passa a funcionar de maneira orgânica, mas no início, é possível que leve de 8 a 15 meses para que você consiga ver, de maneira efetiva, o resultado inicial. É necessário ter paciência, persistência e fôlego, em termos de recursos.

2 – Falta de controle da boca do funil: É mais difícil mensurar o retorno exato que será obtido com cada ação realizada. Isso gera uma certa dificuldade de controlar a boca do funil. Por exemplo, se você deseja obter um número específico de clientes novos, será difícil mensurar em quanto tempo e quantas ações serão necessárias para atingir esse resultado. 

Ou seja, é um pouco mais difícil prever o que está dando certo e quais os meios que não funcionam tanto para você, principalmente no início do seu negócio.

Como escolher a técnica mais adequada entre prospecção ativa e passiva?

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Como explicamos acima, tanto a prospecção ativa quanto passiva possuem características vantajosas em certos cenários e negativas em outros. Para facilitar a sua decisão, elencamos alguns fatores a serem analisados, confira!

Entendendo o público-alvo: As informações sobre o perfil do seu comprador são essenciais para que você entenda qual a melhor abordagem para cada cliente.

Avalie os recursos disponíveis: Cada abordagem demanda recursos diferentes, sejam eles financeiros, tecnológicos ou humanos. Na prospecção ativa, a sua equipe deve estar bem preparada para convencer o consumidor. Além disso, seu time deve estar munido das melhores ferramentas e técnicas de vendas e atendimento.

Já na prospecção passiva, seu time deve estar a par das melhores técnicas de marketing de conteúdo, e-mail marketing, blog, além do investimento em ferramentas de otimização para os mecanismos de busca (SEO)..

Defina objetivos: Independente do tipo de prospecção, tenha um número claro de leads que pretende formar no final da abordagem.

Nesta etapa você também define a importância do tempo para a sua empresa: se há necessidade de conseguir uma conversão rápida, talvez a prospecção ativa seja a melhor, agora, caso o objetivo seja a longo prazo, a passiva será a escolha adequada.

Considere a combinação de técnicas: Em alguns casos, é melhor ter uma abordagem que combine as duas prospecções. Afinal, não é incomum que a sua empresa tenha mais de um perfil de consumidor. Também tenha em mente que para estratégias de curto e longo prazo, o melhor é ter uma conduta híbrida.

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No entanto, independentemente da escolha entre prospecção ativa e passiva de clientes, contar com um contact center terceirizado é uma forma de aumentar consideravelmente as chances de sucesso de ambas as estratégias.

Buscar um contact center que seja muito bem treinado e que tenha experiência em atender de forma multicanal e omnichannel é um poderoso diferencial capaz de fortalecer ambas as formas de prospecção.

A Proxis é uma empresa com mais de 20 anos de experiência em garantir a melhor experiência do consumidor, atendendo de forma multicanal e omnichannel. Oferecendo um serviço sempre voltado para o aprimoramento do customer experience, a Proxis garante a satisfação dos seus clientes. Em nosso portfólio temos grandes clientes, como a Casio, a CNA, a Harley Davidson e a Atlas Schindler.

A Proxis oferece um atendimento altamente personalizado, empregando em favor da sua empresa um time de resolvedores munidos das melhores ferramentas de atendimento ao cliente. Temos mais de 20 anos de experiência e uma metodologia focada em garantir a melhor experiência do consumidor.

Se você quer fornecer o melhor atendimento ao seu cliente, em qualquer lugar e a qualquer momento, saiba que a Proxis faz atendimentos tanto B2B quanto B2B2C de forma Multicanal e Omnichannel, isto é, em todos os canais, como Telefone, WhatsApp, Redes Sociais, Chat, E-mail e mais.

Quer descobrir como podemos alavancar a competitividade da sua empresa? Entre em contato com o nosso time de resolvedores e saiba mais!
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