A forma como nos comunicamos e os nossos hábitos de consumo têm se transformado conforme a implementação de novas tecnologias. Com a chegada da pandemia do coronavírus, as relações pessoais e profissionais precisaram se adaptar a essas mudanças e a transformação digital virou uma necessidade para todos.
Agora que o comportamento do consumidor está se transformando, é preciso conhecê-lo para alcançar a vantagem competitiva. O consumidor ficou mais exigente, e, para conquistá-lo, o atendimento ao cliente deve ser rápido e eficaz.
No texto de hoje, falaremos sobre o SAC 4.0 e como ele desempenha um papel importante na jornada de relacionamento com o cliente.
O que é o SAC 4.0?
O SAC 4.0 é um moderno modelo de atendimento ao cliente que, de forma proativa, alia a tecnologia a múltiplos canais. É desenvolvido para satisfazer as necessidades dos clientes, oferecendo um atendimento personalizado para aproximá-lo. No SAC 4.0, a empresa vai até o cliente, onde ele estiver, fator que o diferencia do atendimento convencional.
Preparamos um guia para você saber tudo sobre essa modalidade e como ela ajuda sua empresa a se destacar e encantar seus clientes!
Acompanhe a jornada de relacionamento do cliente e ofereça a melhor experiência de atendimento
Hoje, o acesso à informação oferece inúmeras opções para o consumidor escolher seus produtos e serviços por conta própria antes de comprar ou contratar. Essa autonomia acontece também na hora de avaliar a empresa. É comum o cliente manifestar publicamente sua experiência, o que pode interferir diretamente na reputação da empresa.
Monitorar a organização nas redes permite agregar ou alterar o modo como sua marca é vista. Uma avaliação ruim pode ser revertida e uma avaliação boa, pode manter seu cliente fiel. Por isso, é importante investir na jornada de relacionamento do cliente, pensando em seus hábitos e preferências, visando oferecer a melhor experiência para que sua empresa seja lembrada por ele.
É aí que entra o SAC 4.0. Um atendimento voltado ao cliente rápido e integrado é eficaz e agrega pontos positivos ao customer experience, que é a forma como o cliente vê a sua empresa, baseada em suas interações com ela. Isso só é possível usando as tecnologias aliadas a um atendimento humanizado que se destaque em meio aos concorrentes.
O que é preciso para ter um SAC 4.0?
Para oferecer um atendimento SAC 4.0 é preciso atender em diferentes canais, ou seja, disponibilizar diferentes meios de comunicação para criar laços com o cliente.
Logo, para que o SAC 4.0 exista de forma eficiente e possa ser implementado, é necessário:
- Ser omnichannel: o conceito omnichannel também está relacionado ao SAC 4.0. Uma empresa omnichannel tem todos os seus canais integrados, podendo acessar o histórico do cliente em qualquer um desses canais, tornando o atendimento mais eficiente. Dentre os possíveis canais de comunicação, estão telemarketing, e-mail, site, chat, redes sociais, QR Code, assistentes virtuais, chatbots, aplicativos e outros.
Ter diversidade: oferecer uma combinação de serviços complementares por meio de vários canais e mídias com os seus clientes.
- Velocidade: resolva o problema dentro de um dia, ou, melhor ainda, dentro de algumas horas. Se o processo demorar mais, mantenha o cliente informado. Transparência cria confiança.
- Autoatendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana: o cliente pode responder a muitas perguntas de forma independente se as informações correspondentes puderem ser encontradas no site. Tenha páginas de serviço claras, perguntas frequentes e assistentes virtuais disponíveis 24 horas por dia. Isso será um benefício para o cliente e para você, como empresa.
Para isso, algumas tecnologias devem ser implementadas.
Tecnologias para o SAC 4.0
Chatbot: tecnologia de automação, que funciona com “robôs” programados para esclarecer dúvidas e resolver processos mais simples, que não demandam um atendente. Geralmente, são usados em sites e redes sociais. Os bots devem ter linguagem próxima ao cliente para agregar positivamente sua experiência.
A Localiza Hertz é uma das empresas que implementaram o chatbot no Messenger, do Facebook. Por lá, o cliente consegue alugar um carro ou cancelar o serviço sem falar com um atendente, ou seja, toda a comunicação é feita pelo bot diretamente no Messenger!
Big Data e nuvem: a tecnologia Big Data trata um grande volume de dados para avaliar o comportamento e as preferências do consumidor, permitindo tomar decisões assertivas para cativar o cliente. O armazenamento dos dados em nuvem torna seu gerenciamento mais rápido e acessível de qualquer lugar.
Internet das coisas (IoT): a IoT conecta dispositivos do dia a dia à internet e gera informação útil para determinar estratégias de vendas e comunicação baseadas no consumidor, pois permite acompanhar os hábitos do cliente e como ele utiliza os produtos e serviços.
Inteligência artificial (IA): tornou a interação automatizada entre empresa e cliente mais real com assistentes virtuais, dispositivos digitais e serviços, que simulam o contato humano de forma inteligente.
As vantagens do SAC 4.0
Ter um SAC 4.0 traz uma série de vantagens às empresas e aos consumidores. O atendimento ágil melhora a produtividade, satisfaz o cliente e gera reconhecimento e vantagem competitiva para a empresa. O cliente satisfeito tende a indicar seu produto ou serviço a outras pessoas com base em sua experiência de consumo.
O SAC 4.0 permite resolver as solicitações de cada cliente em menos tempo e, assim, atender mais clientes. O atendimento personalizado que o SAC 4.0 propõe demonstra cuidado e atenção ao cliente. Isso é possível porque a qualidade do atendimento é melhorada com a integração de todas as plataformas e tecnologias desenvolvidas na instituição.
Com um atendimento rápido e de qualidade, a empresa é capaz de resolver e prever situações a fim de manter o bom relacionamento com o cliente, garantindo uma boa reputação e conquistando clientes fiéis.
Quer saber como implementar o SAC 4.0 na sua empresa? A Proxis é referência em jornada do relacionamento do cliente e oferece as melhores ferramentas de atendimento ao cliente, que vão além do call center. A Proxis é preparada para oferecer o SAC 4.0 em sua empresa com atendimento feito por profissionais da sua área de atuação.
Tenha um serviço de atendimento ao cliente preparado para enfrentar os desafios da transformação digital. Nossa metodologia de atendimento é completa e oferece a melhor experiência ao cliente.
Entre em contato com nossa equipe de resolvedores e conheça as soluções de atendimento ideais para os objetivos de negócio de sua empresa! Continue acompanhando as novidades em nosso blog e nas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn. Até a próxima leitura!