Assistentes virtuais com IA: aliados ou vilões no atendimento ao cliente?

A inteligência artificial está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes e, neste sentido, os assistentes virtuais com IA são uma das mais recentes ferramentas, movimentando diversos debates sobre o papel das novidades tecnológicas no atendimento ao cliente.

Conhecer essas ferramentas é essencial para qualquer empresa que trabalhe com atendimento ao cliente, o que virtualmente engloba quase todos os setores imagináveis, não é mesmo? Por isso, no artigo de hoje conceituaremos melhor os assistentes virtuais com IA e explicaremos se eles são aliados ou vilões no atendimento ao cliente. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

O que são assistentes virtuais com IA? Qual a diferença dessa ferramenta para os chatbots tradicionais?

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Antes de explicarmos se os assistentes virtuais com IA são aliados ou vilões no atendimento ao cliente, é interessante conceituarmos o termo e diferenciá-los dos chatbots para maior compreensão.

Os chatbots com IA são programas projetados para simular uma conversa humana com os usuários, quase sempre por texto. Eles são projetados para responder perguntas simples, automatizando tarefas de baixa complexidade.

Já os assistentes virtuais com IA são, resumidamente, um tipo avançado de chatbot que pode realizar tarefas de maior complexidade enquanto interagem de forma muito mais natural com os usuários. Eles são muito mais personalizados e capazes de interpretar contextos em suas respostas, automatizando funções mais complexas para ajudar o usuário no seu dia a dia.

Assistentes virtuais com IA não se limitam a responder perguntas e fornecer informações! Eles também podem realizar e automatizar tarefas como agendar compromissos, fazer chamadas telefônicas, definir lembretes e mais, ou seja, são muito mais flexíveis em suas aplicações.

Assistentes virtuais com IA: aliados ou vilões?

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Dada a utilidade e as facilidades promovidas pelos assistentes virtuais com IA, chatbots e outras tecnologias, muitas pessoas se perguntam se essas soluções não podem acabar se tornando vilões, tomando empregos e nos tornando muito dependentes de AI, mas sabemos que não é bem assim! A seguir, listamos alguns contras e prós do uso de assistentes virtuais com IA, confira!

Prós:

  • Delega atividades de menor complexidade, que não necessitam de um especialista, poupando tempo dos seus profissionais treinados e reduzindo a carga de trabalho da equipe;
  • Linguagem que pode ser personalizada para se adequar ao público-alvo do seu negócio;
  • Descongestiona e agiliza o atendimento, pois o assistente virtual pode atender diversos chamados simultaneamente, reduzindo as filas de espera;
  • Diminui o TMA (Tempo Médio de Atendimento) nos chamados mais simples, ao fornecer rapidamente as informações solicitadas pelo cliente;
  • Permite que a sua equipe mantenha o foco nas situações de maior complexidade;
  • Pode ser utilizada 24/7, incluindo fins de semana e feriados;
  • Permite a redução de custos com pessoal e infraestrutura no atendimento.

Contras:

  • Diminui o tamanho da equipe de atendimento, porém ela se torna mais eficaz, pois contará com uma poderosa ferramenta que lida com os chamados mais básicos.
  • Pode exigir treinamentos para que a sua equipe extraia o melhor das novas tecnologias.

Neste sentido, é fácil vermos que não há heróis ou vilões nessa história, pois tanto o atendimento humano quanto o atendimento com IA se complementam e, para extrair a melhor experiência do cliente, o ideal é utilizar o melhor dos dois mundos. Ou seja, utilizar os assistentes virtuais com IA para complementar o seu atendimento humano já existente. Isso permite a potencialização do uso das ferramentas de IA, pois a expertise humana ajuda a refinar o uso da inteligência artificial, direcionando-a de forma a obter os melhores resultados.

Terceirização de atendimento: qual sua relação com as novidades tecnológicas?

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Você sabia que a terceirização dos setores de atendimento e vendas tem tudo a ver com as novidades tecnológicas?

Como apontamos nos “contras” dos assistentes virtuais com IA, a necessidade de treinar suas equipes a cada novidade tecnológica é um investimento que pode sair caro tanto em tempo quanto em dinheiro.

No entanto, quando se trata da terceirização de call center, a sua gestão passa a não ter de investir recursos preciosos na atualização do atendimento ou vendas. Isso acontece porque a empresa terceirizada investe tanto nas novas tecnologias quanto nos treinamentos para que as equipes as utilizem. Isso permite que, na terceirização de contact center, você possa mobilizar facilmente equipes munidas das soluções mais avançadas! Isso implica, é claro, na flexibilidade contratual, pois você pode solicitar aumentos ou diminuições da equipe de atendimento de acordo com a demanda!

Isso permite que você poupe os recursos que seriam investidos em infraestrutura e treinamentos, direcionando-os para áreas que precisem de mais atenção.

Além disso, a terceirização de call center permite a contratação de especialistas no assunto. Isso porque os profissionais são treinados para atender, vender e solucionar problemas envolvendo o cliente. Com isso, a taxa de reclamações tende a cair, enquanto a satisfação do cliente só aumenta.

Ou seja, contar com uma equipe de especialistas em atendimento e vendas, como os da Proxis, é um poderoso diferencial quando se trata da fidelização do cliente.

A Proxis possui mais de 20 anos de experiência no mercado, que se traduzem em uma experiência do cliente inesquecível a todos os nossos parceiros de negócios! Nosso foco é aprimorar o customer experience (CX) ao nível máximo, fidelizando e encantando seus clientes! Em nosso portfólio temos grandes clientes, como a Casio, a CNA, a Harley Davidson e a Atlas Schindler.

Se você que o seu cliente tenha o melhor atendimento em qualquer lugar, a qualquer momento e de qualquer forma, saiba que a Proxis realiza atendimentos tanto B2B quanto B2B2C de forma Multicanal e Omnichannel, isto é, em todos os canais, como Telefone, WhatsApp, Redes Sociais, Chat, E-mail e mais.

Quer descobrir como fornecer uma experiência lendária ao seu cliente? Entre em contato com o nosso time de resolvedores e saiba mais!
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