Serviços de Informações Científicas: o que é e como pode ajudar o médico?

Atendimento dando suporte ao médico
Conteúdo validado por Luciana Soldá, Head da Proxismed

O mercado farmacêutico é um setor diferente de outros segmentos, pois na maioria das vezes não são os consumidores finais que decidem o que irão consumir. Nesse mercado, o profissional da saúde possui o importante papel de prescrever o melhor tratamento para seu paciente. Por isso, um Serviço de Informações Científicas (SIC) é muito importante para a comunicação efetiva com o médico.

O que é o Serviço de Informações Científicas?

O SIC é um canal exclusivo para médicos e profissionais da saúde que buscam informações sobre produtos, posologia, trabalhos científicos, entre outras necessidades. A Interfarma explica que “diversos profissionais da saúde têm buscado junto às indústrias farmacêuticas informações técnico-científicas sobre produtos e doenças associadas, a fim de compor subsídios para a prática clínica”.

Em 1962, foi criado o primeiro centro de informação sobre medicamentos, no Centro Médico da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos. A ajuda que os centros trouxeram para o desenvolvimento da farmacoterapêutica foi notória. Consequentemente, a difusão dessa atividade pelo mundo foi rápida. Segundo a EvaluatePharma, a projeção de crescimento sugere que o mercado mundial de medicamentos deve superar a casa do trilhão de dólares em 2022.

Para o profissional da saúde, é muito importante encontrar informações médicas confiáveis e baseadas em evidências que podem ser úteis tanto para a prescrição, como para conduta no tratamento dos pacientes. Ao encontrar informação técnico-científica sobre medicamentos de forma objetiva e oportuna, é possível atender necessidades particulares e também conseguir o uso racional de medicamentos e a adesão adequada aos tratamentos.

Para isso, SICs efetivos contam com fontes de informações apropriadas sobre medicamentos e com profissionais especialmente capacitados. Esta equipe gera informação independente e pertinente em relação às solicitações formuladas ou à necessidade que se identifica.

Como o SIC funciona?

Cada indústria tem um desenho específico de SIC e sua nomenclatura pode diferir entre as companhias farmacêuticas, já que o nome é uma decisão interna da empresa. Mas é muito importante que todas tenham este canal de comunicação direto com o profissional de saúde de forma eficiente. Por isso, o SIC é um dos serviços oferecidos pela Proxis, unidade especializada na jornada de relacionamento em saúde.

No SIC, as Medical Information Letters (MILs) – que são documentos criados por um time global de especialistas – são utilizadas como resposta. Esses registros fornecem informações relevantes e atuais contidas na literatura científica sobre um assunto específico. Com isso, as respostas são preparadas em formato resumido, sem perda de valor. E os conceitos de Medicina Baseada em Evidências são sempre considerados.

Questionamentos espontâneos

Os profissionais de saúde podem questionar e pedir suporte científico por diferentes canais de serviço de atendimento da companhia farmacêutica. Desta forma, os colaboradores da companhia levam estes questionamentos ao departamento do Serviço de Informações Científicas. As perguntas e respostas são registradas em um banco de dados.

Segundo a Interfarma, as respostas não devem ter caráter promocional e o ideal é que não envolva a área comercial. No caso de questionamento sobre produtos de um concorrente, por exemplo, o departamento não deve atender a essa solicitação. Mas o setor de SIC pode ajudar no suporte de informações às vendas, marketing, pesquisa clínica e atendimento ao cliente.

O objetivo é sempre auxiliar a classe médica a lutar contra patologias mais severas por meio de aprimoramento de conhecimento.

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