O desempenho de uma equipe de vendas está diretamente ligado ao sucesso de uma empresa. Nesse sentido, ter uma técnica capaz de melhorar os resultados desses profissionais, especialmente aqueles que acabaram de chegar na sua empresa, é essencial para que o seu negócio possa prosperar e expandir. É nesse contexto que surge o Ramp Up de vendas, minimizando os impactos da renovação da equipe.
Se você quer saber mais sobre o conceito de Ramp Up de vendas, quais os seus benefícios e como aplicá-lo na sua empresa, continue conosco!
O que é o Ramp Up de vendas? Como funciona?
Em tradução literal, Ramp Up significa aumento, aceleração ou alavancagem. Ou seja, quando o assunto é vendas, essa estratégia implica no aumento rápido e significativo das vendas de um novo vendedor.
É uma técnica que faz parte da gestão de recursos humanos, sendo majoritariamente utilizada para treinar as equipes comerciais, mais especificamente os novos vendedores.
Desta forma, essa estratégia tem o objetivo de minimizar os impactos da renovação da equipe e acelerar o desenvolvimento de um novo vendedor. A ideia é que ele leve o menor tempo possível para atingir o pico de sua capacidade produtiva.
Durante esse procedimento, é importante que todas as informações sobre o processo comercial sejam repassadas ao novo membro da equipe, assim como os detalhes relevantes sobre as soluções e o mercado de atuação da sua empresa.
Um bom Ramp Up vai além dos treinamentos, envolvendo feedbacks constantes, trocas entre os novos vendedores e a gestão, definição de metas claras e a construção de um ambiente colaborativo.
Não existe um padrão para o Ramp Up, mas o ideal é que ele ocorra em um período curto, para não trazer prejuízos financeiros ao negócio.
Normalmente ele acontece em um período de 4 a 9 meses, mas existem muitos fatores que podem alterar a duração desse processo. Por isso o Ramp up de Vendas estabelece alguns processos essenciais, como:
- Capacitação e treinamento;
- Assimilação sobre produto e mercado;
- Aprendizado sobre boas práticas;
- Construção da carteira de clientes.
Quais os benefícios do Ramp Up para os resultados da empresa?
Usar essa estratégia para melhorar o processo de vendas é essencial para qualquer negócio, trazendo uma série de benefícios, não só para a empresa, como para os próprios resolvedores. Confira a seguir como o Ramp Up de Vendas pode beneficiar a sua empresa.
1 – Aumento na produtividade dos novos vendedores: Quanto mais rápido os resolvedores aprendem a fazer uma venda, mais rápido eles se tornam produtivos para o negócio. Desta forma, investir em um bom processo de Ramp Up de Vendas é fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados pelo seu time de vendas.
2 – Melhoria na saúde financeira do negócio: Quanto menos tempo seus novos vendedores levarem para aprender, menos tempo a sua empresa arrisca ficar no prejuízo e menos clientes ela irá perder.
O resolvedor é um investimento, e essa estratégia o ajuda a trazer resultados o mais rápido possível, trazendo muitos benefícios ao invés de prejuízos para a empresa.
3 – Incentivo aos vendedores: A empresa não é a única que sai ganhando com os treinamentos! As habilidades adquiridas pelos novos vendedores proporcionam um sentimento de pertencimento em relação à equipe e à empresa.
Isso gera um incentivo pessoal, levando o resolvedor a buscar de maneira contínua por melhores resultados, alcançando e ultrapassando as metas estabelecidas.
Como funciona a implementação de um processo de Ramp Up de vendas?
Se perguntando como implementar essa estratégia para melhorar o seu processo de vendas? E se dissermos que terceirizar os processos de atendimento e vendas pode ser uma boa solução?
Pode parecer contraintuitivo ao considerar as dicas anteriores, mas a terceirização de call center permite que você não precise despender tempo e recursos com o treinamento de novos vendedores. Isso é extremamente importante, especialmente quando a sua empresa não dispõe do tempo necessário para esses treinamentos e precisa de resultados o mais cedo possível. Neste caso, uma boa equipe de vendas como a da Proxis já realizou o Ramp Up internamente, evitando que você mesmo tenha de fazê-lo.
A Proxis possui experiência com empresas de diversos segmentos, oferecendo atendimento personalizado e televendas para cada uma delas. Mas como isso é possível? Simples! A Proxis possui mais de 20 anos de experiência no mercado, e a expertise de nossos resolvedores mais antigos é essencial para o treinamento de novos profissionais, garantindo a propagação dos conhecimentos que compõem nosso atendimento de qualidade.
Buscar um contact center que seja muito bem treinado e que tenha experiência em atender de forma multicanal e omnichannel é um poderoso diferencial capaz de aumentar consideravelmente as vendas da sua empresa. Oferecendo um serviço sempre voltado para o aprimoramento do customer experience, a Proxis garante a satisfação dos seus clientes. Em nosso portfólio temos grandes clientes, como a Casio, a CNA, a Harley Davidson e a Atlas Schindler.
A Proxis oferece um atendimento altamente personalizado, empregando em favor da sua empresa um time de resolvedores munidos das melhores ferramentas de atendimento ao cliente. Nossos mais de 20 anos de experiência são um fator decisivo na criação de nossa metodologia focada em garantir a melhor experiência do consumidor.
Se você quer fornecer o melhor atendimento ao seu cliente, em qualquer lugar e a qualquer momento, saiba que a Proxis faz atendimentos tanto B2B quanto B2B2C de forma Multicanal e Omnichannel, isto é, em todos os canais, como Telefone, WhatsApp, Redes Sociais, Chat, E-mail e mais.
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