Quantas vezes você já desistiu de uma compra ou serviço depois de ler uma avaliação negativa na internet? Os canais digitais possibilitaram o amplo compartilhamento de opiniões e reclamações sobre produtos e serviços e, consequentemente, levaram ao empoderamento de milhares de consumidores.
De acordo com a pesquisa Local Consumer Review Survey, da empresa Bright Local, 91% das pessoas leem avaliações online e 84% confiam nessas avaliações tanto quanto nas recomendações de amigos. E mais: formam opiniões depois de lerem entre um a seis comentários.
No Brasil, um dos principais canais com essa finalidade é o Reclame Aqui. Segundo a plataforma, que reúne reclamações e ranking de reputação das empresas, mais de 600 mil pessoas pesquisam informações das marcas no site antes de realizar uma compra, contratar um serviço ou resolver um problema.
O Reclame Aqui se consolidou como uma espécie de termômetro de confiança, abrindo um caminho de transparência entre clientes e empresas de diferentes segmentos, em especial da área da saúde, já que a reputação é um dos pontos mais considerados pelas pessoas na hora de optar ou não por um serviço ou atendimento médico.
A importância da Gestão do Reclame Aqui
Qualquer empresa que se preocupa com imagem e em prestar atendimento de qualidade aos clientes deve buscar maneiras de criar e manter um mecanismo de gestão que englobe atendimento eficaz e monitoramento contínuo dos comentários publicados no Reclame Aqui.
A criação desse processo é essencial não apenas para melhorar o ranking de reputação e garantir a continuidade do relacionamento entre cliente e empresa, mas também para buscar maneiras de aprimorar serviços ou produtos oferecidos.
A Proxis, referência em jornadas de relacionamento em saúde, possui uma unidade especializada na gestão do Reclame Aqui de empresas da área da saúde.
Com equipes treinadas para resolução de problemas, o serviço atua de forma estratégica com o objetivo promover a satisfação dos reclamantes e melhorar continuamente as reputações dos clientes.
“Com a melhoria desses índices, os esforços se voltam para conseguir a qualificação necessária para obtenção do Selo RA 1000 aos nossos clientes”, diz Luciana Soldá, Head da Proxismed. Essa certificação foi criada pelo Reclame Aqui para destacar as empresas que possuem excelentes índices de atendimento na plataforma.
6 características de uma boa gestão do Reclame Aqui
Uma gestão eficiente do Reclame Aqui envolve alguns protocolos de boas práticas, que são adotados pela Proxis. Confira quais são:
1 – Monitoramento contínuo da plataforma;
2 – Cordialidade, prontidão e agilidade no atendimento de cada manifestação;
3 – Coleta e averiguação de dados junto a reclamante e empresas;
4 – Registro fidedigna dos atendimentos;
5 – Promoção de fidelização do reclamante ao serviço ou marca;
6 – Promoção de insights junto ao cliente para a conquista dos melhores indicadores.
Sua empresa ainda não adota um sistema de gestão do Reclame Aqui? Entre em contato com a Proxismed e veja como podemos potencializar seus negócios.