Machine learning: o que é e qual é sua importância?

22/01/2019
Conteúdo validado por Ron Seagull, CEO da Proxismed.

Você já ouviu falar sobre machine learning? Essa é uma área da tecnologia que está se tornando cada vez mais popular nas empresas com a transformação digital. Pois, as vantagens de usar essa estratégia são várias e ajudam até mesmo a conseguir mais clientes e a realizar mais vendas do seu serviço ou produto.

O que é machine learning?

O machine learning ou aprendizagem de máquina é um ramo da inteligência artificial (IA). Ele se baseia na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana. De acordo com o curso oferecido por Stanford, machine learning é a ciência de fazer com que os computadores atuem sem serem explicitamente programados.

E como isso é possível? Por meio de algoritmos e big data. Com isso, o aspecto interativo do aprendizado de máquina é importante porque, quando os modelos são expostos a novos dados, eles são capazes de se adaptar independentemente. Provavelmente, você já teve contato com machine learning e pode nem saber. Carros autônomos e sistema de reconhecimento de fala são alguns exemplos práticos.

Mas vamos voltar um pouco na história e entender como tudo começou. Em 1950, Alan Turing resolveu fazer testes para mensurar a capacidade de máquinas aprenderem por meio da comunicação humana. Já assistiu ao filme “O Jogo da Imitação”? Ele conta a história deste grande cientista da computação que, apesar de não ter conseguido criar um sistema que atendesse suas expectativas, realizou grandes avanços nessa área.

Depois das descobertas realizadas por Turing, muitos outros sistemas foram desenvolvidos. E, no final dos anos 1950, Arthur Samuel, pioneiro da inteligência artificial, criou um sistema que jogava damas melhor que ele. Foi então que Samuel definiu o aprendizado de máquinas como “campo de estudo que dá aos computadores a capacidade de aprender sem serem programados explicitamente”.

Vantagens do machine learning

Por que isso pode te interessar? Máquinas com capacidade de aprendizado a partir de grandes volumes de dados podem ter grandes benefícios para seu negócio. Ao mesmo tempo, na área da saúde, machine learning já é uma tendência.

É possível ver essa ciência aplicada em dispositivos wearables e sensores que permitem aos profissionais de saúde acessar dados de pacientes em tempo real. Além disso, essa tecnologia pode ajudar especialistas médicos a analisar dados. Assim, identificam tendências ou alertas, levando ao aperfeiçoamento de diagnósticos e tratamentos. Confira outras vantagens:

Melhor análise e gestão de dados

Imagina ter que manualmente analisar dado por dado de uma empresa? Com machine learning, é possível otimizar os dados e analisá-los mais rápido e de forma efetiva. Já foram desenvolvidas ferramentas que conseguem realizar um cruzamento inteligente de dados internos e externos que envolvem uma corporação.

Automatização de processos

Por meio de algoritmos, é possível aumentar significativamente a velocidade do serviço e, também, aprimorar os resultados a níveis altos de excelência. São possibilidades de substituir competências antes exclusivas ao intelecto humano. Com isso, a produtividade aumenta muito.

Personalização de serviço

O aprendizado da máquina ajuda a identificar vários possíveis clientes e cria padrões comportamentais que você não consegue detectar. Assim, esses dados ajudam a criar uma abordagem personalizada de acordo com cada perfil de cliente. Isso ajuda na retenção e conversão de um cliente específico.

Na área da saúde, isso é possível na jornada de relacionamento com o paciente. Com machine learning, a Proxis desenvolve e implementa jornadas de relacionamento apoiando os pacientes em todas as etapas de cuidados com a saúde.

Gostou deste artigo? Leia também nosso post sobre como o avanço da tecnologia tem trazido benefícios para a medicina.

Posts Relacionados

Terceirização de SAC e Ouvidoria
Terceirização de SAC e Ouvidoria

Contar com um bom sistema de atendimento ao cliente é de extrema importância para qualquer organização. Para isso acontecer, é preciso ter à disposição as tecnologias certas para seu negócio, que irão agregar valor na jornada do cliente e transformar a experiência do...

ler mais
Terceirização de Telemarketing
Terceirização de Telemarketing

Manter o bom relacionamento com o cliente é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Para isso, as empresas devem estar preparadas para oferecer um atendimento personalizado, que envolve a resolução de problemas, esclarecimento de dúvidas e que atenda no...

ler mais
Contact Center Omnichannel e Multicanal
Contact Center Omnichannel e Multicanal

A tecnologia vem se revolucionando e trouxe com ela novas formas de comunicação, expandindo a maneira como a informação é transmitida. Com isso, os hábitos do consumidor também mudaram, surgindo a necessidade de novos tipos de relacionamento entre cliente e empresa. O...

ler mais
Falar com Vendas
Precisa de Ajuda?
👋 Quer otimizar custos com Call Center, Telemarketing, Jornada do Paciente e Telemedicina? Fale com Vendas Agora 😉

Fazer Ligação
Enviar Currículo