Está cada vez mais difícil o profissional da saúde ter tempo para as propagandas convencionais. Já passou a época em que bastava o representante farmacêutico visitar o consultório ou ligar para o médico. Atualmente, as iniciativas de representante remoto focadas somente no uso do telefone não têm demonstrado sucesso.
Isso acontece porque a rotina de trabalho e as necessidades do mercado da saúde mudaram. Ficou mais complexo promover ou vender produtos e serviços para a classe médica, distribuidores e clínicas. Além disso, os custos com a força de vendas são altos e houve uma mudança no comportamento do médico e do propagandista. Por isso, as indústrias farmacêuticas e outras empresas do setor de saúde precisam buscar alternativas para a propaganda médica.
O que é o e-Rep?
Pensando neste cenário, a Proxis trouxe ao mercado o primeiro e-Rep omnichannel, um produto que integra vários canais de comunicação e cria jornadas do consumidor estratégicas voltadas para stakeholders da saúde. Esse relacionamento combina interações humanas e automatizadas com foco no engajamento, aumento das vendas e redução dos custos.
A relação acontece de forma híbrida e assíncrona. Em outras palavras, quando o cliente quer entrar em contato, ele entra. Mas, se preferir, pode ser acionado. O profissional da saúde pode escolher qual forma e horário quer ser contatado. Dessa forma, tem o controle da jornada na sua mão.
De acordo com a pesquisa Google Marketing Next, publicada em 2017, a jornada do consumidor não é linear e estratégias separadas entre on-line e off-line estão perdendo o sentido. Isso porque as pessoas já transitam naturalmente pelos dois âmbitos.
Funcionalidades do e-Rep
Inicialmente, é necessário um planejamento. Nele são definidos os objetivos da campanha e o target é identificado. Logo, este sistema integra várias funções que podem ajudar empresas médicas a engajarem médicos, clínicas ou hospitais.
Vantagens do e-Rep
Ao respeitar as necessidades do consumidor de forma individualizada, o e-Rep tem vários benefícios, como:
- Quantidade de interações não é restrita como na visita presencial, proporcionando maior exposição da marca e aumento do “share of voice”;
- Aumento da adesão e melhor absorção das mensagens promocionais;
- Reduz possibilidade de rejeição;
- Monitoração de toda a experiência, entendendo preferências, interesses, desinteresses, pontos de melhorias, tempo de exposição da marca etc, gerando dashboards.
Depois, é possível continuar o relacionamento com várias interações que podem incluir, por exemplo, consulta pelo chat integrado com Watson Health para validar diagnóstico/dose. Ou também solicitação de patrocínio para participação em congresso via chatbot, entre outros.
Toda jornada de e-Rep é personalizada de acordo com a estratégia feita junto ao cliente. Assim, os conteúdos e os canais de comunicação são escolhidos de forma específica buscando o melhor resultado e tendo cada jornada como única.
Ficou com alguma dúvida sobre o e-Rep? Assista também nosso vídeo sobre este produto.
Quer saber mais detalhes sobre como este serviço pode te ajudar? Entre em contato conosco!