A comunicação em um atendimento ao cliente ou paciente é essencial para conseguir ter uma jornada de relacionamento de sucesso. Nesse cenário, com o avanço da tecnologia, surgiram várias ferramentas novas que agilizam e otimizam a relação. Uma delas é o chatbot.
O que é o chatbot?
Um chatbot é um software equipado com inteligência artificial capaz de conversar com um usuário por texto ou áudio. Segundo a Chatbots Magazine, nele é possível interagir por meio de uma interface de bate-papo em tempo real, tendo experiências que tanto podem ser mais sérias quanto mais divertidas.
Hoje, pesquisas indicam que 65% dos consumidores preferem ser atendidos por um chatbot que resolva o que ele deseja, em vez de ter que aguardar em uma fila de espera. Além disso, 23% dos potenciais clientes desistem de realizar a compra se o canal estiver ocupado.
E como isso funciona no setor de saúde?
Ninguém gosta de esperar. Com a correria da vida moderna, as pessoas querem cada vez mais algo prático, rápido e que resolva seu problema. Portanto, agendar uma consulta ou comprar um medicamento, por exemplo, são atitudes que o paciente gosta de realizar de forma assertiva e ágil.
Um chatbot de atendimento e marketing funciona muito bem nesse contexto. Ele cria um ambiente de conversação no qual é possível mostrar a personalidade da marca e também ser acessível para o usuário sempre que ele precisar. Por isso, é importante para farmacêuticas, hospitais, operadoras de saúde, clínicas, entre outras instituições.
Além disso, a empresa HIT Consultant explica que os chatbots para a área da saúde podem ser divididos em três perfis de contato com o paciente, estabelecidos com base na sua funcionalidade: cuidador, conselheiro ou funcionário.
Ao criar um ambiente de conversação acolhedor e que proporciona uma sensação de segurança, o paciente é incentivado a falar sobre sua saúde. Uma vez que os problemas de cada paciente são diferentes e as respostas devem ser adaptadas de acordo com cada perfil, essa empatia e gentileza é extremamente importante em um contexto médico.
Funções e vantagens do chatbot na saúde
Agora que você já entendeu o que é o chatbot e como ele pode funcionar em instituições de saúde. Veja de forma objetiva o que ele pode oferecer para sua empresa:
- Atendimento ao cliente personalizado e 24×7;
- Alcance ilimitado;
- Aumento da adesão;
- Redução do dropout;
- Automação de procedimentos;
- Fortalecimento da marca;
- Engajamento do cliente;
- Redução de erros humanos;
- Redução de custos.
Essa comunicação com chatbot leva a uma grande experiência do usuário, o que se reflete em taxas de conversão maiores. Tem interesse em saber mais detalhes sobre essa ferramenta e criar um chatbot para sua empresa? Entre em contato conosco que te ajudaremos!
Gostou do nosso artigo? Conheça nossas soluções para alavancar sua empresa.