Atendimento ao cliente na indústria de vestuário

O segmento de vestuário tem se tornado cada vez mais multicanal, isto é, presente em diversos canais de atendimento, como e-mail, whatsapp, redes sociais, etc. Com o aumento no número de pontos de contato com o consumidor, a demanda por atendimento ao cliente na indústria de vestuário vem aumentando consideravelmente.

Dada a crescente importância da experiência do cliente na fidelização, não é surpresa que o atendimento ao cliente na indústria têxtil tenha se tornado um grande foco desse segmento. Por isso, no artigo de hoje falaremos mais sobre a situação atual da indústria de vestuário e como um bom atendimento pode agregar valor a esse setor, confira!

Qual o panorama atual da indústria têxtil?

atendimento-ao-cliente-na-industria-de-vestuario

Antes de falarmos sobre a importância de um bom atendimento ao cliente na indústria de vestuário, é relevante explicarmos sobre o panorama atual, não é mesmo? Afinal, compreender o que se passa no setor é necessário para que possamos entender as reais necessidades da indústria têxtil. Confira a seguir alguns dos fatores que vêm moldando a situação atual do setor:

1 – Ascensão dos e-commerces e marketplaces: Com as vendas se tornando cada vez mais digitais, os e-commerces e marketplaces ganharam relevância nunca antes vista! Como já dissemos em outros de nossos artigos, no comércio digital o maior diferencial de todos é a experiência do cliente. Seja em um bom atendimento, comunicação personalizada ou mesmo experiência de navegação, fornecer a melhor Customer Experience (CX) é essencial para que a sua empresa tenha um diferencial perante a concorrência.

2 – Omnicanalidade dos pontos de venda e atendimento: Com boa parte das vendas sendo realizada pela internet, a comunicação com o consumidor passou a se dar por diversos canais diferentes. No entanto, quando os canais de atendimento não são omnichannel, isso pode resultar em uma comunicação cheia de ruídos, onde o cliente tem de repetir informações sobre a sua solicitação diversas vezes. Isso cria uma grande insatisfação, que pode arruinar toda a experiência do cliente.

Neste sentido, não basta ser Multicanal, isto é, disponibilizar vários canais de comunicação! Deve haver uma integração entre esses canais, o tão desejado Omnichannel. Quando a sua comunicação é Multicanal e Omnichannel, o seu time de atendimento tem, em um só lugar, todas as informações de cada contato com o cliente, independentemente do canal utilizado. Isso permite uma comunicação mais fluida, sem ruídos

3 – Consumidor mais exigente e valorização da experiência de compra: Com a digitalização e o acesso fácil à informação, o perfil do consumidor mudou. Agora mais exigente e mais informado, o novo perfil consumerista não ficará satisfeito apenas em ter um bom produto. A experiência de compra, isto é, a Jornada do Cliente, passa a ter muito mais relevância.

Comunicação multicanal e omnichannel, boa experiência de navegação, transparência nas informações, respostas ágeis e capacidade de resolver problemas no menor tempo possível são fatores decisivos para o novo perfil de consumidor.

4 – Influência das redes sociais: As redes sociais possuem alto poder de comunicação. Não somente elas alcançam milhões de clientes simultaneamente como a comunicação com o comprador é muito mais fácil nesse canal, pois é lá que a maioria dos clientes estará. Neste sentido, estar presente onde o seu público-alvo está é essencial. 

Um bom atendimento ao cliente na indústria de vestuário se torna ainda mais importante por conta do poderoso alcance das redes sociais. Isso porque uma experiência ruim pode transformar o cliente em um detrator. Este, por sua vez, irá compartilhar a experiência negativa nas redes, fazendo com que, em questão de minutos, milhares de outros clientes sejam impactados, arruinando a imagem da sua empresa. Ou seja, é necessário que a sua equipe esteja pronta para resolver os problemas do cliente imediatamente e de forma satisfatória para evitar impactos negativos.

Qual o papel do serviço de atendimento ao cliente na indústria de vestuário?

atendimento-ao-cliente-na-industria-de-vestuario

Segundo dados da Forbes, 86% dos consumidores afirmam estar dispostos a pagar mais para obter uma experiência de compra melhor. Essa pesquisa é o primeiro indicativo sobre a importância de investir no atendimento ao cliente na indústria de vestuário.

Um outro estudo, desta vez da NewVoice Media, aponta que 58% dos consumidores não comprariam novamente em uma empresa após uma experiência negativa. Em contrapartida, 69% dos consumidores que tiveram uma boa experiência afirmam que comprariam novamente e recomendariam a empresa.

Os dados acima demonstram a importância da experiência do cliente para o sucesso de uma empresa, seja qual for o segmento. E, é claro, isso também se aplica à indústria do vestuário, desde lojas, atacados, revendas até fornecedores. Deixar de investir no atendimento ao cliente não é uma opção!

Uma das principais formas de fornecer um bom atendimento ao cliente na indústria no segmento de calçados e vestuário, criando uma experiência inesquecível, é agregar valor através de uma experiência personalizada.

Mas o que é um atendimento personalizado? É aquele que faz com que o cliente se sinta importante para a sua empresa. Quando o cliente se sente valorizado pela empresa e percebe que a marca busca formas de atender suas necessidades, ele retribui com fidelidade!

E o melhor, prestar um atendimento personalizado ao seu cliente no setor têxtil não é nenhum bicho de sete cabeças! Aqui, a tecnologia é a sua maior aliada. Por exemplo, se o seu time de atendimento ao cliente no varejo for bem capacitado e munido de boas ferramentas tecnológicas, ele poderá criar bancos de dados com informações relevantes sobre cada cliente. Essas informações incluem preferências, histórico de compras e de interações e até mesmo medidas.

Com essas informações, fica muito mais fácil entender o que o seu cliente precisa e como tratá-lo. Além disso, você também pode criar ofertas personalizadas, oferecer benefícios como frete grátis e muito mais, aumentando consideravelmente a chance de fechar uma venda ao oferecer conteúdos realmente relevantes ao cliente!

A tecnologia também oferece outros benefícios, como atendimento 24/7 e automatização do recebimento de chamados através de Inteligência Artificial (IA). Isso permite maior agilidade no atendimento ao cliente no segmento de moda. Ao mesmo tempo, isso também concede maior disponibilidade, fator essencial para criar uma boa Customer Experience, pavimentando assim o caminho para a fidelização.

É importante destacar que, quando se trata da indústria de roupas e calçados, a terceirização de call center vem se tornando uma opção cada vez mais atrativa e vantajosa, uma vez que isso diminui os custos com mão de obra e infraestrutura interna, ao mesmo tempo que coloca uma equipe especializada e munida das melhores tecnologias ao seu favor.

Ao deixar o SAC e vendas nas mãos de uma equipe especializada, as chances de conversão e retenção de leads aumentam consideravelmente. Ao mesmo tempo, surge outra vantagem: a sua equipe pode se manter focada nas suas áreas de maior expertise, fomentando o crescimento da sua marca e sua consolidação no mercado.

Quando se trata da terceirização de contact center, o ideal é contar com uma empresa capaz de utilizar as táticas mais inovadoras e as ferramentas mais modernas a serviço da sua empresa.

atendimento-ao-cliente-na-industria-de-vestuario

Neste sentido, a Proxis é um exemplo de contact center que possui mais de 20 anos de experiência em garantir uma experiência do cliente lendária, atendendo de forma multicanal e omnichannel. Nosso foco é o aprimoramento do customer experience da sua empresa, conferindo uma experiência inesquecível ao seu cliente. Em nosso portfólio temos grandes clientes, como a Casio, a CNA, a Harley Davidson e a Atlas Schindler.

Falando em cases, a Proxis possui experiência em lidar com o setor de calçados esportivos! Tivemos o privilégio de colaborar com uma das principais fabricantes de calçados esportivos do Brasil, com o objetivo de implementar um serviço de atendimento ao cliente avançado e eficiente. No case em questão, tivemos o desafio de unificar o atendimento de seus e-commerces, marcas próprias e marketplaces, em um contexto onde o consumidor demonstrava altas expectativas, especialmente em relação à logística.

Implementamos uma estratégia focada em profissionais experientes e responsáveis, o que, juntamente com uma equipe reduzida, resultou em uma capacidade de atendimento altamente otimizada!

Além do setor de calçados esportivos, também temos experiência em atender empresas do segmento de vestuário de luxo.

Quer descobrir como podemos fidelizar o seu cliente e criar uma experiência de atendimento lendária na sua empresa? Entre em contato com o nosso time de resolvedores e saiba mais!

Gostou de saber mais sobre esse tema? Não perca nenhuma atualização! Acompanhe todas as nossas novidades em nosso blog e nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn. Até mais!

Posts Relacionados

Falar com Vendas
Precisa de Ajuda?
👋 Quer conhecer um call center que cuida da Jornada Omnicanal do cliente e oferece o melhor Retorno para a sua empresa? Fale com nossa equipe! 😉

Fazer Ligação
Enviar Currículo