O varejo é um dos setores que mais tem explorado a IA, tanto para tornar operações mais eficientes quanto para melhorar a experiência do cliente. Dois dos maiores exemplos do impacto da inteligência artificial no varejo são a Zara e o Walmart, que estão utilizando a inteligência artificial para otimizar suas operações, melhorar a experiência do cliente e aumentar significativamente seus faturamentos.
Neste sentido, saber como aplicar a inteligência artificial no varejo está se tornando um diferencial para as empresas que querem se destacar nesse mercado tão competitivo. Continue conosco para entender mais sobre a importância de acompanhar essa tendência.
Como a Inteligência Artificial se aplica no segmento do varejo?
A IA vem ganhando espaço no varejo devido à sua capacidade transformativa. Desde a personalização e aprimoramento da experiência do cliente, passando pelas operações comerciais, até a otimização da cadeia de suprimentos, a inteligência artificial no varejo tem se mostrado uma poderosa ferramenta.
Com algoritmos avançados e análise de dados em tempo real, a IA permite que os varejistas antecipem tendências, personalizem experiências de compra e melhorem a eficiência operacional, ao mesmo tempo em que aumentam seus lucros, ajudando o varejo a se manter competitivo perante uma economia em constante mudança.
Resumidamente, as principais aplicações da inteligência artificial no varejo são:
Estimativas de demanda: Ao analisar os dados referentes aos históricos de venda, tendências de mercado e fatores externos, a IA pode realizar previsões da demanda futura, permitindo que os varejistas otimizem os níveis de estoque e melhorem a eficiência da cadeia de suprimentos antecipadamente. Isso permite que os varejistas estejam sempre prontos para os picos e baixas de demanda, se mantendo sempre um passo à frente!
Recomendações personalizadas: A inteligência artificial pode analisar os dados do cliente, gerando recomendações personalizadas de produtos e indicando quais são aqueles que o seu consumidor tem maior chance de adquirir. Isso permite, por exemplo, a criação de promoções personalizadas, com alta chance de impactar o cliente e gerar uma compra.
Chatbots e assistentes virtuais: A inteligência artificial permite que chatbots e assistentes virtuais forneçam suporte ao cliente, respondendo perguntas de baixa complexidade e facilitando o processo de compra. Isso permite que os seus especialistas somente sejam acionados quando realmente necessário. Além disso, o atendimento dos chatbots e assistentes virtuais é 24/7, ou seja, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Esse aumento na disponibilidade cria uma impressão positiva da sua empresa junto ao cliente, o que é muito importante no processo de fidelização.
Segmentação de clientes e marketing direcionado: A IA pode analisar automaticamente grandes quantidades de dados de cliente, identificando padrões e segmentos importantes. Isso permite a criação de campanhas de marketing direcionadas e de maior impacto.
De acordo com o relatório Mckinsey Next in Personalization de 2021, usando dados obtidos por meio da IA para atender as preferências dos clientes, os varejistas podem aumentar cerca de 10% a 15% na receita.
Inteligência artificial no varejo e conceito omnichannel: qual a relação?
Além das aplicações citadas anteriormente, as soluções por IA ajudam os varejistas a construir uma jornada do cliente cada vez mais coesa quando combinadas com o conceito omnichannel. Isso acontece porque os algoritmos de IA permitem maior consistência nas informações sobre produtos, preços, promoções e recomendações personalizadas, independentemente do canal que os clientes escolherem.
Não importa se o seu cliente compra por aplicativos móveis, na loja física ou no site da sua empresa, a IA pode coletar todos esses dados e cruzá-los, permitindo que a sua equipe centralize todas as informações para criar uma experiência de compra altamente personalizada.
Isso também permite um atendimento livre de ruídos, capaz de aprimorar a experiência do cliente em geral. Afinal, repetir as informações toda vez que for atendido em um novo canal causa uma enorme frustração, não é mesmo? A IA, combinada com o conceito omnichannel, cria uma experiência unificada tanto no atendimento quanto nas compras, evitando atritos independentemente de onde a jornada de compra ou o atendimento se iniciou.
Desta forma, combinar IA e uma experiência omnichannel no varejo aprimora a jornada do cliente, facilita a personalização, viabiliza o gerenciamento inteligente de estoque, acelera o atendimento e fornece informações essenciais sobre o comportamento do cliente.
Cases de sucesso da inteligência artificial no varejo
Se você ainda duvida do impacto da inteligência artificial no varejo, confira a seguir alguns casos de sucesso de grandes empresas que estão investindo em IA para otimizar suas operações e aumentar suas receitas.
Zara: A Zara usa IA em diversas áreas, utilizando ao máximo o potencial da inteligência artificial no varejo.
O sistema de IA da empresa analisa dados de vendas, feedback dos clientes e tendências de moda em redes sociais para identificar quais estilos e produtos serão populares.
Além disso, o sistema de IA da empresa monitora os níveis de estoque em tempo real e ajusta automaticamente a produção e distribuição de produtos para atender à demanda, evitando desperdícios e garantindo que os produtos certos estejam disponíveis nas lojas certas no momento certo.
A empresa também implementou sistemas de recomendação personalizados, que sugerem produtos com base no histórico de compras e nas preferências dos clientes.
Por último, mas não menos importante, a Zara também utiliza chatbots inteligentes no atendimento ao cliente, respondendo dúvidas rapidamente, ajudando os clientes na busca por produtos e muito mais.
Hering: A Hering aplicou a IA em uma loja conceito, apostando na interação entre marca e cliente. A loja usa sensores para descobrir as áreas mais visitadas e, com isso, compreender os produtos favoritos e otimizar os estoques de acordo com os produtos mais procurados.
Walmart: A maior rede de varejo do mundo, o Walmart, também está investindo massivamente em tecnologias de IA.
As principais áreas beneficiadas foram a gestão de estoques e o atendimento.
O Walmart também investiu em uma ferramenta de pesquisa chamada GenAI, que utiliza dados dos clientes para que os consumidores façam buscas usando situações específicas, como “reunião para ver o jogo” ou “festa de aniversário com tema de unicórnio”.
Ao invés de buscar manualmente por itens individuais como salgados, doces, itens de decoração e etc, os consumidores recebem uma lista de sugestões completa, facilitando consideravelmente as buscas e, consequentemente, a compra.
Quando se trata de utilizar inteligência artificial, uma das áreas mais beneficiadas é justamente o atendimento. No entanto, não basta apenas colocar uma IA e achar que o atendimento será beneficiado, é necessário contar com uma equipe especializada, capaz de extrair o máximo que a IA pode oferecer.
É por isso que cada vez mais empresas estão optando pela terceirização de contact center, descongestionando suas equipes internas, focando seus próprios profissionais no core business e contando com profissionais 100% dedicados ao atendimento e vendas.
Contar com um contact center bem treinado e munido das melhores ferramentas disponíveis, como as tecnologias de IA, é uma das melhores opções para aprimorar o atendimento e vendas, promovendo a fidelização e a retenção de leads. Neste sentido, contar com profissionais especializados como os da Proxis é um poderoso diferencial.
A Proxis possui mais de 20 anos de experiência garantindo a melhor experiência do cliente, atendendo de forma multicanal e omnichannel. Nosso foco é o aprimoramento do customer experience para promover a fidelização dos seus leads. Em nosso portfólio temos grandes clientes, como a Casio, a CNA, a Harley Davidson e a Atlas Schindler.
Se você quer fornecer o melhor atendimento ao seu cliente, em qualquer lugar, a qualquer momento, saiba que a Proxis realiza atendimentos tanto B2B quanto B2B2C de forma Multicanal e Omnichannel, isto é, em todos os canais, como Telefone, WhatsApp, Redes Sociais, Chat, E-mail e mais.
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